Logo E-Commerce Brasil

Amazon aplica IA generativa para otimizar entregas de mesmo dia nos EUA

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

As entregas de mesmo dia são o carro-chefe do e-commerce moderno e já viraram obrigação para certas categorias, inclusive no Brasil. Pioneira neste movimento nos EUA, a Amazon anunciou a implementação de Inteligência Artificial (IA) generativa para melhorar processos internos de logística.

Em entrevista à CNBC local, em seu Centro de Distribuição (CD) em Tracy, na California, Steve Armato, vice-presidente de Tecnologia de Transporte e Serviços na Amazon, contou sobre a otimização de processos por meio da tecnologia. Segundo ele, a ideia é criar um ambiente melhor também para funcionários, tornando-o mais funcional.

O impulsionamento também ocorre em congruência a utilização do benefício da entrega no mesmo dia. Com relação aos membros Prime, por exemplo, o executivo cita que 60% dos pedidos em março deste ano foram entregues no mesmo dia ou seguinte em 60 das principais áreas metropolitanas doa EUA.

Até o primeiro semestre de 2024, a Amazon entregou 2 bilhões de produtos no mesmo dia ou no dia seguinte.

Robo-Stow, braço mecânico utilizado para mover grandes quantidade de produtos nos armazéns da Amazon
Robo-Stow, braço mecânico utilizado para mover grandes quantidade de produtos nos armazéns da Amazon (Imagem: Divulgação/Amazon)

De forma prática, a ideia é que a IA generativa melhore, segundo Armato, ponto como mais rotas de entrega eficientes, robôs de armazém mais inteligentes e melhor estocagem de produtos nos armazéns.

“A IA generativa é a próxima grande evolução em tecnologia e estamos aplicando-a de maneira muito prática em nossas operações. Parece sutil, mas, nessa escala, colocar apenas mais um produto no lugar certo significa que ele será enviado em uma distância menor quando você o encomendar”, afirma o VP.

De acordo com Armato, a próxima linha de robôs da Amazon, chamados de Proteus, serão alimentados ainda mais com IA generativa. Eles serão totalmente autônomos e usarão a tecnologia para visão computacional, evitando obstáculos na rua e melhorando a busca por locais para “estacionar”.

O incremento ganha força com a parceria da gigante norte-americana com a startup IA Covariant. Os modelos de robôs da empresa foram licenciados e estes serão utilizados para manusear objetos.