A abordagem da Amazon com relação ao consumo em Grocery se intensificou nos EUA. Além das recentes novidades em termos de Inteligência Artificial (IA), seja para jornada de compra ou em assuntos logísticos, a empresa norte-americana também amplia opções para o segmento de Alimentos & Bebidas.
Em busca de endurecer a disputa de espaço com o Walmart, principal concorrente no mercado dos EUA, a Amazon anunciou que terá novos pontos únicos de coleta para compras de itens de mercearia.
A estratégia em diversificar as formas de atuação vai de encontro com declarações de Andy Jassy, CEO da empresa. O executivo acredita que a presença física neste segmento se faz necessária e pode ser o diferencial na expansão pelo país no mercado de massa, ou seja, de bens produzidos em larga escala.
“Se quisermos atender tantas necessidades de supermercado, é preciso ter uma presença física em massa. É isso que temos tentado fazer com a Fresh há vários anos. Temos testado uma V2 do nosso formato Fresh em alguns locais próximos a Chicago e sul da Califórnia. É muito cedo, mas os resultados até agora são muito promissores em quase todas as dimensões”, afirma o executivo.
A marca Whole Foods, bem como seu próprio ecossistema, serão peças importantes no quebra-cabeça que vale a liderança neste subsetor nos Estados Unidos. Enquanto o primeiro é um fator importante no cenário de alimentos orgânicos, o segundo já atua com o varejo de forma geral, inclusive de alimentos não-perecíveis (enlatados, bebidas etc).
Inicialmente, as unidades V2 da Amazon, voltadas a retirada de produtos comprados online, estejam em lojas da Whole Foods espalhadas nas regiões citadas. O usuário adquire no e-commerce e retira no presencial, visando dar mais opções e fortalecendo a compra unificada no ambiente da Amazon.
Cenário entre Amazon e Walmart
Para se ter ideia da competição, a Amazon, no terceiro trimestre de 2023, contabilizou R$ 150 bilhões em vendas de produtos, resultando em 8,2% do gasto do consumidor estadunidense. O Walmart chegou a R$ 131 bilhões e 7,2% da distribuição no país.
Ao aproximar do recorte de Alimentos & Bebidas, contudo, a segunda companhia conta com 19,1% da participação no gasto de cada cidadão nos EUA. A fatia da Amazon neste quesito é de 2,6%.