De acordo com o estudo Consumer Insights Q4 2023, realizado pela Kantar, o envelhecimento da população latino-americana está afetando diretamente o consumo na região. Em relação aos bens não duráveis, o comprador da América Latina conta com mais participação de baby boomers e millennials.
Em termos de opções e caminhos tomadas, os mais velhos possuem uma maior frequência de compras de 3,8 vezes por semana. O volume de viagem fica em 6,5 unidades, a renda também cresce conforme a idade mas o gasto deste grupo é menor.
Já no caso de adultos com até 34 anos e dois filhos, o cenário é de um poder de compra muito menor, com 63% destes registrando níveis socioeconômicos baixos. Por consequência, a frequência (3,6 vezes) e o gasto com supermercado são menores entre membros desta geração.
No que colocam em suas cestas, ambas categorias também são diferentes. Enquantos os millennials tem no segmento de Higiene 13% de seus gastos totais, baby boomers destinam 8% do orçamento para Laticínios e Bebidas.
Com uma mudança demográfica na região, dada a predominância de idosos acima dos 65 anos desde 2018, o estudo afirma que a relação com o consumo também sofreu alterações.
“É necessário lembrar que, embora estejamos nos tornando cada vez mais semelhantes às economias desenvolvidas em termos de taxas de natalidade e expectativa de vida, temos uma disparidade econômica que permanece forte. Mesmo com a evolução nos últimos 30 anos, nosso PIB ainda é apenas ¼ do da Europa. Com isso, a América Latina é uma das primeiras regiões do mundo a vivenciar o envelhecimento sem ainda ter alcançado o status de economia desenvolvida, o que implica em desafios e oportunidades”, contextualiza Marcela Botana, diretor de Desenvolvimento de Mercado da Kantar para América Latina.