No último final de semana, mais de dois milhões de residências em São Paulo, sendo pouco mais de meio milhão na região metropolitana, ficaram sem luz. Causado por uma tempestade na sexta-feira (11), o apagão impactou não só a vida na cidade, mas também no e-commerce.
De acordo com dados da Neotrust Confi, a queda inesperada de energia, que ainda assola 90 mil residências até esta quarta-feira (16), ocasionou a perda de R$ 29 milhões para o varejo online. A pesquisa analisou a situação de 11 a 14 de outubro ante mesmo período no mês anterior.
O levantamento, que conta com capital, Cotia e Taboão da Serra, mostra retrações gerais de 11,1% em faturamento e 11,9% nos pedidos.
Os dois municípios limítrofes citados foram os mais impactados no e-commerce, com queda de 18,7% e 33,1% no faturamento e 32,7% e 30,3% em pedidos, nesta ordem.
Na capital paulista, faturamento e pedidos contaram com diminuição de 10,6% e 11,3%, respectivamente.
Categorias
Analisando por categoria de produtos, as que mais registraram queda de faturamento em São Paulo foram:
- Ar e ventilação (ventiladores, ar condicionado etc.) - 41,5%;
- Bebidas (cervejas, refrigerantes etc - 37%;
- Eletroportáteis (liquidificadores, aspiradores etc) - 19,5%.
Em Cotia, os segmentos que registraram queda de faturamento foram:
- Alimentos (frutas, legumes, lanches) - 53,6%;
- Eletrônicos (câmeras, TV, áudio) - 52,4%;
- Eletroportáteis - 47,4%.
Em Taboão da Serra, por fim, o prejuízo no e-commerce ficou em:
- Ar e Ventilação - 71,9%;
- Eletrônicos - 68,6%;
- Móveis - 46,3%.