A procura por inspirações dos mais variados tipos virou marca registrada do Pinterest desde seu surgimento. A colaboração em torno deste aspecto, no entanto, começa a ganhar desdobramentos voltados ao e-commerce, especificamente no social commerce.
Em relatório divulgado nos EUA, por exemplo, o Pinterest revelou ainda mais conteúdo comprável em formato de vídeo em sua plataforma. Com impacto direto na reputação recente da empresa dentro do e-commerce, estratégias do tipo resultaram no salto de 21% na recita do segundo trimestre deste ano.
De acordo com Bill Ready, CEO da companhia, a ideia é que usuário seja mais ativo ao enxergar algo que lhe interesse durante sua navegação. A partir disso, o Pinterest auxilia na criação de uma jornada de compra e favorece o anunciante, fornecendo informações como preço e marca aos usuários. No Brasil, a estratégia ainda dá passos curtos e iniciais, mas tem o mesmo destino.
“Principalmente na geração Z, o comportamento em termos de buscas mudou, com plataformas, inclusive de e-commerce, servindo para tal. Nosso trabalho com isso, além de nos mantermos no ramo inspiracional, é implementar o catálogo. A integração com a compra online ainda é nova, mas está acontecendo”, explicou André Loureiro, diretor do Pinterest para a América Latina.
Em entrevista à redação do E-Commerce Brasil durante o Fórum E-Commerce Brasil 2024, o executivo também disse que o investimento do Pinterest no digital se baseia em dados. No Brasil, contudo, a mensuração ainda é primária.
“A análise de sucesso ou não do e-commerce nacional ainda é muito espelhada em transações. Acredito que o modelo do Pinterest relacionado ao social commerce deve crescer à medida que a experiência de compra seja melhor analisada”, complementou.
Entre outros pontos para o cenário local, Loureiro também citou o desenvolvimento de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) Generativa para imagens e o cuidado com privacidade de dados. Para ambos, o executivo reforçou a importância de e-commerces continuarem se adaptando às mudanças do mercado, inclusive nestas duas vias.