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Cada vez mais conectadas: e-commerce e redes sociais são os canais mais utilizados pelas lojas

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Em parceria, E-Commerce Brasil e Wake elaboraram a pesquisa “O perfil de consumo”, feita em novembro de 2024 com 117 lojistas de diversas regiões do Brasil. O levantamento revela as tendências do e-commerce brasileiro, destacando o perfil de consumo das empresas, assim como seus canais de venda e sazonalidade, auxiliando ecossistema a aperfeiçoar a experiência de compra dos clientes.

(Imagem: Envato)

Principais canais das lojas

Quando perguntados sobre os principais canais que a empresa possui atualmente, os entrevistados responderam que o e-commerce se destaca, com 79%, seguido das redes sociais (65%), os marketplaces vêm logo atrás (58,1%), lojas físicas (53%) e os aplicativos móveis por último (25,6%).

Quais são os principais canais que sua empresa possui atualmente? (Imagem: E-Commerce Brasil/Wake)

Canais mais buscados

Sobre os canais de compra mais procurados pelos consumidores, a maioria dos entrevistados sinalizou a importância das lojas físicas (37,6%), com o e-commerce em sequência (25,6%) e os marketplaces (17,1%).

Por qual canal seu cliente mais compra? (Imagem: E-Commerce Brasil/Wake)

Meses com maior venda

Entre as respostas, os meses do segundo semestre foram apontados como os de alta movimentação para os lojistas. A temporada de compras é marcada por datas como a Black Friday, em novembro, mês mais apontado, com 61,5% das respostas. Em dezembro, com 47,9% das respostas, as compras de Natal também elevam o volume de vendas do período. Já abril, mês com apenas 5,1% das respostas, se apresenta como uma data com baixas vendas, embora seja o mês do Dia do Frete Grátis.

Quais são os meses de maior venda na sua loja/e-commerce? (Imagem: E-Commerce Brasil/Wake)

Datas mais movimentadas

Entre as datas comerciais que o consumidor mais consome, os lojistas responderam:

  • Black Friday (66,7%);
  • Natal (54,7%);
  • Dia das Mães (32,5%).
Em quais datas comerciais seu consumidor mais compra? (Imagem: E-Commerce Brasil/Wake)

Trocas ou devoluções

Com um consumidor cada vez mais multicanal, as empresas que adotam a estratégia omichannel têm a possibilidade de expandir sua atuação, pois cada brasileiro acessa um total de 7,5 canais para comprar. Nesse sentido, as trocas e devoluções não poderiam ser diferentes, então mais da metade (55,6%) dos lojistas afirmaram permitir trocas ou devoluções em qualquer canal, mesmo que não seja onde a compra foi efetuada.

A sua empresa permite que os clientes realizem trocas ou devoluções em qualquer canal, independentemente de onde compraram? (Imagem: E-Commerce Brasil/Wake)

Estratégias de fidelização

Os programas de fidelidade conquistam 72% dos consumidores brasileiros, portanto, a estratégia não deve ficar de fora das práticas de empresas que desejam expandir suas vendas e garantir clientes fieis. Sobre o tema, mais da metade dos participantes disse ter alguma iniciativa para fidelizar, variando sobre quais programas suas empresas adotam.

Vocês possuem estratégias com o foco em fidelizar os clientes ou ter recorrência de compra? (Imagem: E-Commerce Brasil/Wake)

Motivos para abandono de carrinho

Seja por falta de opções de pagamento, valor do frete, tempo de entrega ou desconfiança, o abandono de carrinho é um gargalo que atinge 77% dos consumidores. Para reverter o quadro, as marcas investem em algumas estratégias como cupons de desconto ou notificações. Conforme o levantamento, 31,6% desiste por conta do valor do frete, outros 23,9% não faz mapeamento de abandono de carrinho e 22,2% afirmou que a indecisão do consumidor afeta o checkout.

Por qual motivo seus consumidores abandonam o carrinho? (Imagem: E-Commerce Brasil/Wake)