Em parceria, E-Commerce Brasil e Wake elaboraram a pesquisa “O perfil de consumo”, feita em novembro de 2024 com 117 lojistas de diversas regiões do Brasil. O levantamento revela as tendências do e-commerce brasileiro, destacando o perfil de consumo das empresas, assim como seus canais de venda e sazonalidade, auxiliando ecossistema a aperfeiçoar a experiência de compra dos clientes.
Principais canais das lojas
Quando perguntados sobre os principais canais que a empresa possui atualmente, os entrevistados responderam que o e-commerce se destaca, com 79%, seguido das redes sociais (65%), os marketplaces vêm logo atrás (58,1%), lojas físicas (53%) e os aplicativos móveis por último (25,6%).
Canais mais buscados
Sobre os canais de compra mais procurados pelos consumidores, a maioria dos entrevistados sinalizou a importância das lojas físicas (37,6%), com o e-commerce em sequência (25,6%) e os marketplaces (17,1%).
Meses com maior venda
Entre as respostas, os meses do segundo semestre foram apontados como os de alta movimentação para os lojistas. A temporada de compras é marcada por datas como a Black Friday, em novembro, mês mais apontado, com 61,5% das respostas. Em dezembro, com 47,9% das respostas, as compras de Natal também elevam o volume de vendas do período. Já abril, mês com apenas 5,1% das respostas, se apresenta como uma data com baixas vendas, embora seja o mês do Dia do Frete Grátis.
Datas mais movimentadas
Entre as datas comerciais que o consumidor mais consome, os lojistas responderam:
- Black Friday (66,7%);
- Natal (54,7%);
- Dia das Mães (32,5%).
Trocas ou devoluções
Com um consumidor cada vez mais multicanal, as empresas que adotam a estratégia omichannel têm a possibilidade de expandir sua atuação, pois cada brasileiro acessa um total de 7,5 canais para comprar. Nesse sentido, as trocas e devoluções não poderiam ser diferentes, então mais da metade (55,6%) dos lojistas afirmaram permitir trocas ou devoluções em qualquer canal, mesmo que não seja onde a compra foi efetuada.
Estratégias de fidelização
Os programas de fidelidade conquistam 72% dos consumidores brasileiros, portanto, a estratégia não deve ficar de fora das práticas de empresas que desejam expandir suas vendas e garantir clientes fieis. Sobre o tema, mais da metade dos participantes disse ter alguma iniciativa para fidelizar, variando sobre quais programas suas empresas adotam.
Motivos para abandono de carrinho
Seja por falta de opções de pagamento, valor do frete, tempo de entrega ou desconfiança, o abandono de carrinho é um gargalo que atinge 77% dos consumidores. Para reverter o quadro, as marcas investem em algumas estratégias como cupons de desconto ou notificações. Conforme o levantamento, 31,6% desiste por conta do valor do frete, outros 23,9% não faz mapeamento de abandono de carrinho e 22,2% afirmou que a indecisão do consumidor afeta o checkout.