O varejo, a cada dia, vem se reinventando para tornar as suas operações mais escaláveis e eficientes, visando sempre a economia e saúde de seu negócio. Em meio ao isolamento social, todos estão se dedicando a entender melhor quem são seus consumidores para expandir suas vendas nas plataformas online.
Temos algumas iniciativas que devem ser feitas antes de uma grande aquisição de estoque de um produto e estes passos farão com o que você acerte o timing dos seus consumidores e traga as melhores ofertas no momento certo! Confira:
- Pesquisa: Entenda o comportamento de seu consumidor;
- Análise: Faça análise de seu consumidor versus seu produto;
- Planejamento: Mapeie e desenvolva suas estratégias.
Com todas essas informações em mãos, você entenderá quais produtos têm maiores chances de venda com a melhor rentabilidade para seu negócio. Organize a compra de seus produtos para ter um estoque adequado, pensando na cobertura de vendas estimadas por mês. Assim, você garante que seus clientes sejam atendidos sem causar qualquer ruptura no processo.
Modelos de estoque
Existem vários modelos de estoque, por isso, é preciso entender qual faz mais sentido para o seu negócio, pois cada um se comporta de uma forma diferente. Seja um estoque de antecipação ou sazonal, estoque de contingência ou dropshipping. O importante é estar atento às questões que resultem em perdas de produtos.
Um bom controle de estoque é importante não apenas para manter a organização física das mercadorias, mas principalmente para o planejamento de entrada e saída de cada item. Se você não fizer uma gestão de estoque de forma rígida, pode perder o controle dos produtos que comercializa e ter grandes perdas nas vendas.
Planejamento
O planejamento de estoque é fundamental inclusive a saúde financeira da sua loja. Afinal, se você planejar corretamente a compra de seus produtos, dando preferência para lotes econômicos, você vai garantir o estoque e gastar menos. Dessa forma, você terá maior proteção contra mudanças de preços em tempos de inflação alta.
Depois de planejar e organizar o seu estoque, é importante encontrar um parceiro logístico forte, que te atenda e se adapte ao seu negócio.
O B2W Fulfillment, por exemplo, é o serviço de logística completa para os vendedores do B2W Marketplace. Ele faz toda gestão de produtos da sua loja, incluindo armazenagem, entrega e o serviço de atendimento no pós-venda. Assim, os vendedores têm a garantia de um serviço de qualidade, enquanto estruturam outras frentes do seu negócio.
Por isso, lembre-se: estoque e logística andam sempre lado a lado no e-commerce.
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