Pesquisa da Intelipost em parceria com o E-Commerce Brasil buscou investigar o que os consumidores esperam da entrega no e-commerce.
Para 40% dos respondentes, o elemento mais importante ao realizar uma compra online é a confiabilidade de marca.
22% afirmaram que é o valor do frete e 14% consideram que são as recomendações em sites ou por conhecidos.
Outras respostas:
- 9% prazo de entrega flexível;
- 9% diferentes opções de entrega (retira na loja, lockers, etc);
- 5% métodos de pagamento oferecidos.
Preferência de canais
Quando questionados sobre em qual canal preferem realizar compra de acordo com a categoria, foi possível separar os consumidores em:
E-commerce
- Eletro-eletrônicos;
- Esporte e lazer;
- Informática;
- Loja de departamento;
- Material de escritório;
- Saúde, Cosméticos e Cuidados;
- Pet.
Loja física
- Alimentos e bebidas;
- Automotivo;
- Construção e ferramentas;
- Moda, calçados e acessórios;
- Moveis.
Processo de compra
Para 54% dos respondentes, é indispensável durante o processo de compra a atualização em tempo real sobre o status do pedido.
Já para 39% dos respondentes, o indispensável é a segurança de que o prazo de entrega será cumprido.
Por fim, 4% responderam considerar indispensável a diversidade e a unidade nos canais de atendimento.
Prazo de entrega
Em relação às preferências de frete, 59% responderam que preferem comprar com antecedência para pagar um frete menor. Enquanto isso, 19% preferem pagar mais para receber mais rápido.
15% responderam que preferem receber com horário agendado e 7% preferem retirar na loja quando possível.
Trocas e devoluções
Quando o assunto é a troca ou a devolução de produtos comprados online, 75% responderam que preferem solicitar a coleta do produto em casa.
Outras respostas:
- 9% levar o produto até um ponto de coleta;
- 8% levar o produto até uma loja da marca;
- 6% levar o produto até uma agência dos Correios.
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