O ano de 2024 trouxe transformações significativas para o setor da publicidade digital, com destaque para o avanço do retail media, o uso crescente de inteligência artificial e a adaptação às novas regulamentações de privacidade e tratamento de dados. De olho nessas mudanças, Tiago Cardoso, Managing Director da Criteo para a América Latina, trouxe as principais tendências de negócios no marketing digital para o Brasil em 2025.
1. Novos horizontes para a retail media
O retail media avançou significativamente em 2024, especialmente no Brasil. Grandes varejistas, especialmente dos setores de drogarias, cosméticos e alimentos, têm investido em ativações de retail media em suas plataformas. “As parcerias com sites de varejistas e publishers no open web estão crescendo como uma alternativa ao ‘triopólio’ da Amazon, Meta e Mercado Livre”, afirma Cardoso.
2. Segmentação sem cookies de terceiros
Embora os cookies de terceiros ainda tenham relevância em 2024, a independência desse recurso é irreversível, principalmente devido às legislações de proteção de dados em diversos países. Para garantir uma experiência personalizada no open web sem comprometer a privacidade do usuário, a Criteo aposta no cruzamento de audiências comerciais agrupadas por perfil e preferências de usuários, sem identificação direta. “A estratégia de addressability, que utiliza sinais de navegação em tempo real, é o caminho para manter a segmentação sem violar a privacidade”, explica o executivo.
3. Mix de estratégias para encontrar o consumidor
Com a diversidade de canais e plataformas de mídia disponíveis, é fundamental que as marcas conheçam os hábitos do público-alvo e garantam presença nos meios em que seu consumidor está. “Seja em redes sociais, portais de conteúdo ou plataformas de streaming, é necessário estar presente nas plataformas que fazem parte da rotina de navegação”, diz Tiago Cardoso. Além disso, a escolha dos canais certos é fundamental para cada etapa da jornada de compra, da descoberta à fidelização. A chave para otimizar a gestão das campanhas é contar com um parceiro capaz de unificar as estratégias de mídia.
4. IA e machine learning para a personalização
A inteligência artificial e o Machine Learning são essenciais para oferecer publicidade mais precisa e personalizada. Em 2024, essas tecnologias se destacam pela capacidade de adaptar anúncios em tempo real segundo o perfil do consumidor, criando diferentes formatos, mensagens e preços para o mesmo produto. “A IA e o Machine Learning permitem que os anúncios se adaptem ao comportamento do usuário, impactando o consumidor certo com mais precisão”, afirma Cardoso.