Pesquisa da Híbrido em parceria com o E-Commerce Brasil buscou criar um panorama do e-commerce D2C no Brasil.
38% dos respondentes afirmaram que tem 1 ou 2 colaboradores empregados em tempo integral em uma função do e-commerce. 34% responderam que dispõem de 3 a 6.
Além disso: 14% de 7 a 15 funcionários integrais no e-commerce; 10% mais de 31; e 3% de 16 a 30.
34% afirmaram ainda que o e-commerce D2C tem uma estrutura própria dentro da empresa, independente e ligada diretamente à direção da empresa. Ainda na marca dos 34% estão os que responderam que o e-commerce é responsabilidade do setor comercial.
28% afirmaram que está ligado ao marketing, enquanto 3% responderam tecnologia.
Processos terceirizados
Podendo responder mais de uma alternativa, 76% responderam que os processos e atividades relacionados à tecnologia e desenvolvimento do e-commerce D2C são terceirizados na companhia.
38% responderam que terceirizam a logística, enquanto 31% responderam estratégia e performance. Além disso, 17% responderam atendimento ao cliente e 7% as atividades e os processos referentes ao financeiro.
Desafios no e-commerce D2C
Podendo responder mais de uma alternativa, 38% afirmaram que um dos maiores desafios do e-commerce D2C é a adaptação do negócio e cultura da empresa ao digital.
Na marca dos 34%, duas respostas: gerenciar conflitos de canais e conquistar investimentos da indústria no negócio online.
31% afirmaram que uma das maiores dificuldades é encontrar parceiros adequados ao e-commerce. Enquanto isso, 28% responderam que é desenvolver um plano de negócios para o e-commerce D2C.
Além disso, 17% dos respondentes considera uma dificuldade encontrar profissionais capacitados. Por fim, 7% afirmaram que é encontrar apoio da diretoria da empresa.
Aceitação dos canais para o e-commerce D2C
Os respondentes da pesquisa foram questionados ainda sobre a aceitação dos canais (representantes, varejistas e franquias) com relação ao e-commerce D2C.
Para 34% dos respondentes a aceitação é regular e para 31% é boa. Na faixa dos 14% duas respostas: ruim e muito ruim.
Apenas 7% responderam muito boa.
Apesar disso, 45% consideram que o e-commerce D2C teve um impacto positivo no relacionamento com os demais canais da operação.
Também na faixa dos 45% estão os que responderam que o impacto foi neutro e apenas 10% afirmaram que foi negativo.
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