No terceiro trimestre de 2024, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) obteve crescimento de 17,2% na receita do e-commerce, ampliando os resultados positivos dos trimestres anteriores. O setor digital atingiu 12,5% de participação nas vendas de alimentos, um aumento de 1,4 ponto percentual em relação ao ano passado. Esses números incluem as vendas B2C, tanto nos canais próprios (1P) quanto em plataformas parceiras (3P).
No canal 1P, as vendas de perecíveis no e-commerce chegaram a uma penetração de 35,4%, superando pela primeira vez a marca de 35% e crescendo 2,1 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Desempenho por bandeira
As vendas totais do GPA alcançaram R$ 4,8 bilhões no trimestre, uma alta de 1,9%. O formato de proximidade, que inclui Minuto Pão de Açúcar, Mini Extra e Pão de Açúcar Fresh, registrou crescimento de 13,7%, impulsionado pela abertura de 43 novas lojas nos últimos 12 meses, sendo 12 apenas neste trimestre. No entanto, houve fechamento de 10 operações no mesmo período.
No Pão de Açúcar, o crescimento das vendas mesmas lojas foi de 4,6%, com destaque para setembro, que apresentou uma alta no volume de vendas e no preço médio dos produtos. O Extra Mercado também se destacou, registrando alta de 5,8% em vendas mesmas lojas, o maior crescimento desde o início da série histórica, no primeiro trimestre de 2022. No segmento de proximidade, o aumento em mesmas lojas foi de 4,6%.
Resultados financeiros
O lucro bruto do GPA no trimestre foi de R$ 1,2 bilhão, com margem de 27,7%, uma melhora de 1,1 ponto percentual em comparação ao mesmo período de 2023. Essa elevação se deve a ganhos em negociações comerciais, ajustes operacionais nas bandeiras e formatos, crescimento das receitas de retail media e redução de custos logísticos, apoiada pelo projeto de Orçamento Base Zero. O Ebitda ajustado (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu R$ 399 milhões, refletindo um crescimento de 22,6% e uma margem de 8,9%, superando o resultado do terceiro trimestre de 2023 em 1,5 ponto percentual.