Logo E-Commerce Brasil

E-commerce no inverno: Radar Simplex traz principais itens procurados durante clima mais frio

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Com o inverno se aproximando no Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, o comportamento do consumidor se volta para produtos específicos. Segundo dados do Radar Simplex, o e-commerce brasileiro conta com boa desde maio e alguns produtos começam a se destacar em termos de demanda dos usuários.

Com as informações de buscas realizadas nos principais e-commerces do país, o levantamento chegou aos dez itens mais buscados no mês passado. Em todos os casos, houve comparação na procura em relação a abril, com as porcentagens, todas positivas, destacadas ao lado do nome do produto. Veja a lista:

1. Chuveiro Lorenzetti (728%)
2. PS5 (79%)
3. Barbie (55,8%)
4. Ar-condicionado (43%)
5. Fogão 4 bocas (41,3%)
6. Monitor (35,7%)
7. Cadeira gamer (32,8%)
8. Cobertor quentinho que parece edredom (20,3%)
9. Caixa de som (12,1%)
10. Notebook gamer (12%)

De acordo com João Lee, CEO da Simplex, o calor recorrente neste período fez com o ar-condicionado aparece repetidas vezes nos últimos estudos. Desta vez, com o clima mais frio nas regiões citadas, itens como ‘cobertor quentinho’ aparecem mais em 2024.

Esse tipo de termo utilizado por usuários no momento de pesquisar, com mais especificidade, segundo o executivo, também é uma tendência.

“O Radar, em geral, nos devolve termos mais genéricos, pois geralmente o consumidor ainda está na etapa de pesquisa. Quando ele se aproxima do fundo do funil de vendas (compra), é bem mais comum observarmos o que chamamos de ‘caudas longas’, ou seja, pesquisas mais específicas. Neste caso, o edredom costuma ser um produto mais caro. A procura por algo similar, porém que cumpra a mesma função, mostra que o brasileiro está querendo economizar”, explica.

A respeito da procura por ‘PS5’ e ‘Barbie‘, ele acredita que seja o alinhamento com lançamento de um console atualizado (PS5 PRO), no caso do primeiro. Ao segundo termo, que aparece em terceiro na lista do Radar Simplex, Lee fala ainda no sucesso do filme de nome homônimo, lançado no Brasil em julho de 2023, aliado ao pensamento adiantado com o Dia das Crianças,