De acordo com estudo, Principais sites no seguinte país: Brasil (varejo), realizado pela Semrush, o e-commerce mais visitado do país foi o Mercado Livre. O site apresentou um total de 286 milhões de acessos mensais.
Anunciando as 20 plataformas mais visitadas pelos brasileiros, a plataforma de marketing digital analisou diferentes tipos de tráfego, incluindo:
– Direto: tráfego obtido a partir de links diretos na barra de navegação, favoritos ou links direcionados, como por exemplo, PDF’s ou documentos de Word;
– Referência: visitas através de hiperlinks em domínios diferentes, sem considerar redes sociais;
– Pesquisa: cliques em links originais dos mecanismos de busca, como Google ou Bing;
– Redes sociais: visitas que acessam os e-commerces através de links em plataformas como Facebook, Pinterest, Instagram, YouTube, etc;
– Pago: acessos ao site por meio de anúncios pagos do Google Ads.
Destaques da pesquisa
Em segundo lugar, a Amazon conquistou em torno de 260 milhões de acessos. Quando comparado ao mesmo período de 2022, que computou 193 milhões de visitas, houve um crescimento de 30,7%.
Erich Casagrande, líder de marketing da Semrush Brasil, detalhou: “a Amazon tem apostado em estratégias que fidelizam tanto vendedores quanto consumidores. Para vendedores, o marketplace é um bom canal de exposição de produtos e vendas, enquanto para o consumidor a associação com outros produtos, como o Prime, gera fidelização e benefícios diretos como frete grátis”.
Fechando o top três, a marca OLX registrou 134 milhões de visitas mensais, um aumento de 16% para a empresa.
Resultados inusitados
Ademais, as principais marcas asiáticas não apresentaram variações significativas em suas posições no ranking. AliExpress (4° posição), Shopee (6° posição) e Shein (19° posição) ainda expressam crescente popularidade no Brasil.
“O ranking mostra como o e-commerce brasileiro está cada vez mais globalizado. Com a grande presença de empresas da América do Norte, Europa e Ásia no país, os marketplaces nacionais e regionais terão que investir em estratégias para competir com a concorrência“, alertou Casagrande.
Vale ressaltar que, a Americanas sofreu uma queda de 46,4% no tráfego de 2023 em comparação à 2022. Submarino, marca irmã, apresentou uma queda mais expressiva de 71%.
Com informações de: Semrush e Mercado&Consumo