Logo E-Commerce Brasil

Estudo mostra preferência pelo e-commerce e preocupação com problemas recorrentes da Black Friday

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A Black Friday conta com boas expectativas para 2024, com 61% dos brasileiros que compraram em 2023 planejando voltar para esta edição. Mesmo assim, há um limbo sobre problemas de outros anos e a apreensão disso retornar com as campanhas atuais. Os dados são da YouGov Survey, pesquisa da YouGov.

De acordo com a empresa, que entrevistou pessoas entre 11 e 12 de novembro, 15% afirmam que querem aproveitar as ofertas pela primeira vez em 2024. Além disso, 42% dos consumidores pretendem gastar aproximadamente a mesma quantia do ano passado e 25% projetam superar este valor. Por outro lado, 29% querem mais economia em 2024.

Black Friday 2024 - YouGov - preparação - vendas - estudo
(Imagem: Envato)

Entre as preocupações, os clientes citam que a decepção com a Black Friday pode vir de situações inesperadas. Entre elas, estão:

  • Lojas superlotadas (24%);
  • Itens fora de estoque ou indisponíveis no tamanho ou estilo correto (20%);
  • Promoções que não foram honradas (18%);
  • Encomendas canceladas (11%);
  • condições ocultas (14%);
  • Produtos avariados ou diferentes do que o que o cliente esperava (8%);
  • Falta de retorno ao tentar contactar o serviço de apoio ao consumidor (8%).

De acordo com David Eastman, diretor-geral e comercial da YouGov, compreender os principais anseios dos consumidores ajuda a melhorar a experiência em períodos como este, no qual campanhas de venda são mais agressivas. “A Black Friday deve ser uma porta de entrada para fidelizar o cliente ao invés de gerar uma insatisfação difícil de reverter posteriormente”, diz.

O executivo também avalia que os brasileiros se mostram, de forma geral, empolgados com as ofertas deste ano. A prova disso é que, segundo o levantamento, 43% acreditam que podem encontrar descontos genuínos, contra apenas 15% que pensam o oposto.

“Os 42% restantes também acreditam que a Black Friday pode ter ofertas genuínas, mas por vezes afirmam que encontram melhores descontos em outras épocas do ano. Como o público tem buscado se informar sobre os preços com antecedência, cabe às marcas conquistar e manter o nível de confiança elevado”, complementa.

Online e híbrido lideram entre formatos

Em termos de planejamento de em qual plataforma consumir, o estudo da YouGov mostra que a jornada é fluida entre e-commerce e lojas físicas. No entanto, a maioria (63%) opta por ofertas online em relação ao varejo tradicional (37%).

Outro aspecto no comportamento é a troca entre ambos formatos, com 27% preferindo pesquisar ofertas e produtos online e concluindo a compra nas lojas físicas. Do outro lado, 25% tomam o rumo contrário e visitam a loja física e concluem a compra no e-commerce.

Pagamentos

A maior parcela dos consumidores (66%) planeja utilizar cartão crédito, enquanto os demais se dividem entre débito (42%), dinheiro (29%), transferências (20%) e outras (6%).

Produtos

Diferentes categorias de produtos estão nos planos dos consumidores para esta Black Friday, mas roupas, sapatos e acessórios assumem o topo das preferências (com 53%), seguido de produtos de saúde e beleza (37%) e artigos para a casa, como pratos, utensílios, toalhas, roupas de cama (com 34%).

Divulgação

Informação importante para as marcas se refere aos canais por onde os consumidores preferem receber informações sobre as ofertas da campanha. As redes sociais ficam em primeiro lugar (41%), seguido dos e-mails (39%).

Uma minoria ainda espera contatos via correio para casa (6%), mensagem de texto (5%) e contato telefônico (2%).