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Buscas por Black Friday retraem em 2024, diz Semrush

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Apesar de expectativas positivas em termos de vendas, principalmente no e-commerce, o interesse do brasileiro pela Black Friday pode estar menor em 2024. De acordo com a Semrush, as buscas para a data em outubro, comparando com o mesmo período ano passado, caíram 52,5%.

Em números totais, o estudo mostra que o número absoluto de buscas no mês em questão saiu de 8 milhões para 3,8 milhões neste ano. No cenário global, também analisado, a queda foi de somente 2,3% na mesmo retrospecto.

Buscas por Black Friday retrai em 2024, diz Semrush - vendas no e-commerce
(Imagem: Envato)

“O declínio nas buscas reflete um consumidor que não se deixa levar pelo impulso, mas que avalia mais criticamente o valor das ofertas. As pessoas estão mais conscientes, buscando tanto o menor preço quanto o que realmente atende às suas necessidades e expectativas”, explica Erich Casagrande, líder de Marketing da Semrush no Brasil.

Abaixo, as 10 varejistas, algumas exclusivamente com atuação online, mais acessados pelos brasileiros em setembro deste ano:

  • Mercado Livre - 240,066,049 milhões de acessos
  • Amazon - 205,904,113 milhões de acessos
  • Shoppe - 140,207,855 milhões de acessos
  • OLX - 93,574,503 milhões de acessos
  • AliExpress - 68,129,922 milhões de acessos
  • Magalu - 65,854,956 milhões de acessos
  • Kabum - 32,750,962 milhões de acessos
  • Casas Bahia - 26,252,916 milhões de acessos
  • Netshoes - 23,850,769 milhões de acessos
  • Americanas - 22,646,380 milhões de acessos

Mais dados

A Semrush também foi atrás dos termos relacionados à data mais pesquisados pelo usuário brasileiro no mês passado. Entre eles, lideram “Black Friday” e “Black Friday 2024”, com 673 mil pesquisas individuais cada. A lista conta ainda com “quando é a Black Friday” com 135 mil buscas, seguido por “Black Friday data” somando 33,3 mil e “esquenta Black Friday” com 18,1 mil buscas.

Na análise, os dados relacionados aos termos utilizados para pesquisas sobre o período de compras sugerem interesse em planejamento para a data. Além disso, informações específicas também estão neste escopo, fugindo do padrão esperado de procura frenética por ofertas e promoções.

“Analisar os termos mais buscados é essencial para que comerciantes e varejistas entendam o que o consumidor está realmente procurando. Ao incorporar essas palavras-chave em conteúdos, descrições de produtos e campanhas, as marcas podem aumentar sua visibilidade e relevância nas buscas, potencializando suas chances de atrair um público mais qualificado”, finaliza Casagrande