Segundo as informações da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), as exportações do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos aumentaram em 7,7% nos primeiros dois meses de 2024 e atingiram um total de US$ 262,0 milhões em comércio internacional.
Os dados sobre o comércio exterior do setor são do primeiro bimestre deste ano e apontam um crescimento sólido, mesmo com alguns desafios. As exportações do setor alcançaram US$ 133,5 milhões, representando um aumento de 7,7% em relação ao mesmo período de 2023. Já as importações chegaram a US$ 128,5 milhões, registrando um aumento de 3,8% comparado aos primeiros dois meses de 2023.
Esses números resultaram em um total de US$ 262,0 milhões em comércio, um aumento de 5,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, com um saldo comercial positivo de US$ 5,0 milhões.
Estão entre os principais produtos exportados:
- Itens para cabelos;
- Sabonetes;
- Cremes para pele.
A América Latina segue como principal destino das exportações do setor de HPPC, com destaque para países como México, Colômbia, Chile e Peru, além de Portugal.
Embora os resultados tenham ficado abaixo das expectativas, as exportações do setor têm mostrado um desempenho robusto nos últimos tempos, crescendo 7,7% em comparação com o aumento de 4,3% nas exportações da indústria de transformação como um todo.
Esses resultados refletem a redução de 25,5% nas exportações para a Argentina, principal parceiro comercial para bens de HPPC. O país segue com diferentes problemas internos e sem reservas internacionais, ficando impossibilitado de manter compromissos de pagamento das importações.
O desempenho do primeiro bimestre de 2024, mesmo abaixo das expectativas setoriais, foi positivo, com crescimento nas exportações e um saldo comercial superavitário. A previsão é que nos próximos meses as exportações possam seguir o movimento de crescimento e consolidação alcançando valores similares aos de 2023, mantendo o setor com um superavit comercial por mais um ano.
João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC