Logo E-Commerce Brasil

Faturamento de pequenos vendedores aumentou 64% no Carnaval, revela Mercado Pago

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

O Carnaval rendeu um impacto positivo nas vendas, com um aumento de 64% no número total de transações processadas por pequenos vendedores de todo o país, de acordo com o levantamento feito pelo Mercado Pago. A pesquisa comparou os dias de Carnaval (10 a 13 de fevereiro) ao mesmo período do mês de janeiro.

(Imagem: Freepik)

Entre as formas de pagamento preferidas pelos foliões durante os blocos, o cartão de crédito destacou-se como o preferido. Na segunda e terceira posição, aparecem o cartão de débito e o Pix, respectivamente. Em relação ao ano passado, o ranking dos meios de pagamento não variou muito, tendo apenas um aumento de 5 p.p. no uso do Pix.

Segundo a análise de Daniel Davanço, country head para empresas do Mercado Pago, “quando comparado o volume total de pagamentos dos empreendedores do Mercado Pago no Carnaval deste ano versus o Carnaval de 2023, o crescimento foi de 34%. Este ano, vimos uma grande adesão dos consumidores ao pagamento por aproximação, diante da praticidade e segurança que esse meio oferece, o que deixou o uso de cartão, seja crédito ou débito, em evidência nos blocos.”

Vendedores ambulantes também faturaram

Os vendedores ambulantes cadastrados que trabalharam nas ruas de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador durante o Carnaval também participaram da pesquisa. O resultado indicou que 80% deles faturou até R$ 2.500 na data. A pesquisa também trouxe o perfil desses vendedores, revelando que mais da metade são mulheres (54%), enquanto 46% são homens. Entre eles, 74% têm idades entre 30 a 59 anos.