Logo E-Commerce Brasil

Fórum E-Commerce Brasil 2025: 10 motivos para você marcar presença no maior evento de e-commerce da América Latina

Por: Alice Lopes

Jornalista no E-Commerce Brasil

Jornalista no E-commerce Brasil, graduada pela Universidade Nove de Julho e apaixonada por comunicação.

Ver página do autor

Nos dias 29, 30 e 31 de julho de 2025, o Distrito Anhembi, em São Paulo, será o ponto de encontro dos profissionais mais influentes do e-commerce na 16ª edição do Fórum E-Commerce Brasil, consolidado como o maior evento de e-commerce da América Latina. Espera-se reunir cerca de 30 mil participantes e mais de 300 expositores ao longo de três dias intensos de inovação, troca e aprendizado. 

Fórum destaque
(Imagem: reprodução)

Além de todo o conteúdo, o Fórum se destaca como uma ótima oportunidade para networking e trocas comerciais justamente pelo seu salão de negócios com as melhores soluções do mercado para operações, tecnologia, logística e atendimento.

Confira abaixo 10 motivos para garantir sua vaga:

1. Programação robusta e especializada

Durante três dias, o Fórum abre espaço para conversas profundas e provocadoras nas principais trilhas do setor. São dezenas de palestrantes, conteúdos focados em estratégias e insights valiosos para quem quer entender o presente, antecipar movimentos e liderar transformações reais no e-commerce. O evento conta com quatro plenárias centrais, que organizam o conteúdo do evento, sendo: 

Gestão & Operações, com foco nas engrenagens que movimentam o e-commerce; 

Tecnologia & Inovação, dedicada à aplicação real da IA e outros temas relacionados à tecnologia;

Marketplace, que discute estratégias de crescimento e escala; 

Marketing & Vendas, voltada à construção de jornadas inteligentes e centradas no cliente.

2. Palestrantes que moldam o futuro do varejo

A programação deste ano reúne representantes das empresas que mais moldam o comportamento do consumidor no Brasil e no mundo: Google, Amazon, Meta, Mercado Livre, TikTok, iFood, Magalu, Shein, Pinterest, L’Oréal, Nestlé, Leroy Merlin, Riachuelo, Casas Bahia, Centauro, Petlove, Enjoei, Renner, Privalia e muitas outras. 

Além das empresas mais notáveis do varejo, teremos especialistas focados em pesquisa e dados com estudos inéditos e relevantes para o setor. Veja um pequeno spoiler do que te espera nesses três dias de imersão, conexão e muito aprendizado: 

Rafael Araujo, Head de Consultoria América Latina da WGSN: Durante sua palestra, Araujo apontará que, mesmo diante de um cenário global instável, a América Latina se sobressai pela capacidade de adaptação e pela força de sua inovação estratégica a América Latina se destaca pela resiliência e inovação estratégica. Um novo ciclo econômico global, com mudanças tarifárias e no comércio, a torna um centro importante para negócios. Tarifas e reestruturação de cadeias de valor impulsionam a região como alternativa estratégica para otimizar custos, diversificar riscos e aproveitar um mercado consumidor em crescimento e soluções inovadoras. Neste novo ciclo, a região não apenas atrairá o olhar do mundo, mas se consolidará como um centro crucial para operações de negócios.

Susan Spark Park, Diretora de Marketing de Produto no Pinterest: Palestrante internacional? Temos! Diretamente do Pinterest, Susan vem mostrar como a plataforma está mudando a forma como a gente compra, conectando aquela faísca de inspiração à decisão final de compra. Vai ter muito exemplo prático, tecnologia de ponta (alô, busca visual!) e cases de marcas brasileiras que estão mandando bem ao transformar pins em vendas. Tudo isso num papo visual, leve e cheio de boas ideias.

Monja Coen: No Fórum E-commerce Brasil 2025, Monja Coen participará da Plenária de Marketing & Vendas, juntamente com o Prof. Clóvis de Barros, para discutir o poder das decisões e como liderar com foco e leveza. A participação de Monja Coen no evento visa abordar temas como liderança consciente, gestão eficaz, inovação nos negócios, desenvolvimento pessoal, tomada de decisão e crescimento profissional. O objetivo é oferecer insights sobre como tomar decisões com mais clareza e leveza, especialmente em um contexto de negócios em constante evolução.

3. RocketGen: startups e IA generativa em destaque

A segunda edição do concurso RocketGen vai premiar startups com soluções baseadas em inteligência artificial generativa. A banca ao vivo vai avaliar projetos capazes de transformar processos como personalização, atendimento e recomendação.

O desafio tem o objetivo de identificar e promover startups que estejam desenvolvendo projetos que, a partir de soluções de inteligência artificial, impactem positivamente o setor de e-commerce. A iniciativa é realizada pela Pipeline Digital e também conta com o apoio de AWS e do LinkedIn

Além da visibilidade, as selecionadas receberão mentoria estratégica com os sócios da Pipeline Capital e terão seus modelos de negócio avaliados com base na metodologia exclusiva de Investment Rating da Pipeline, um sistema que analisa fundamentos financeiros, estrutura de cap table, maturidade de produto, aderência ao mercado e capacidade de escala.

O RocketGen nasce a partir de uma colaboração estratégica entre a Pipeline Capital e o E-Commerce Brasil. Em sua primeira edição, em 2024, o concurso revelou soluções que, poucos meses depois, já estavam em operação em grandes marketplaces e sendo acompanhadas por fundos de investimento.

4. Arena ECBR, ativações e plenárias com foco em prática e tecnologia

A nova Arena ECBR entregará conteúdo técnico e prático em dados, canais e tecnologia para o Fórum E-Commerce Brasil. Já as plenárias centrais abordam desafios reais, com aplicabilidade imediata em operações, marketing e inovação.

No estande da IA Brasil, os visitantes terão experiências práticas com IA aplicada ao e-commerce, desde automação até insights preditivos e personalização em tempo real.

Além disso,  o evento de 2025 contará com Rodada de Negócios Internacionais, em parceria com a ApexBrasil. É sua chance de acessar compradores e parceiros globais, com mentoria e facilitação especializada.

5. Networking com quem toma decisões

O público inclui fundadores, executivos C-level, diretores e heads de marketing, tecnologia, logística e experiência do cliente. Ambientes exclusivos, estúdios ao vivo e lounges garantem conexões estratégicas de alto nível.

6. Feira com mais de 300 expositores

O Fórum E-Commerce Brasil 2025 reúne mais de 300 empresas expositoras, apresentando soluções de ponta em tecnologia, inovação e tendências de mercado. É uma oportunidade única para os cerca de 30 mil participantes conhecerem, na prática, o que há de mais avançado no ecossistema digital.

7. Tendências globais e regionais

Os palcos do evento trarão discussões aprofundadas sobre temas como live commerce, omnichannel, marketplaces, social commerce e os desdobramentos da inteligência artificial generativa. Especialistas do Brasil e do mundo apresentarão as principais tendências que estão moldando o presente e o futuro do e-commerce, tanto em escala global quanto regional.

Com marketplaces de peso, como Correios e Amazon, o evento reúne as tendências mais atuais e ensina a colocá-las em prática no seu negócio.

Não conta pra ninguém, mas aqui vai um pequeno spoiler do que te espera:

Gleidys Salvanha, Diretora de Negócios para o Varejo e Tecnologia do Google, traz o tema: Shopping powered by AI: O novo comprar na era da inteligência artificial. Explorando como as novas tecnologias estão transformando as relações de compra e consumo. 

Confira a trilha de programação completa aqui

8. Casos práticos com resultados mensuráveis

O Fórum destaca apresentações focadas em benchmarks, KPIs e aprendizados concretos de empresas que enfrentaram desafios reais, escalaram operações ou implementaram inovações com resultados comprovados. Um espaço dedicado a compartilhar experiências aplicáveis e estratégias que funcionam na prática. Não acredita? Vem conferir!

9. Imersão sensorial e digital

Além dos palcos, o evento contará com cenografia interativa, ativações sensoriais, como estandes instagramáveis, estúdios de conteúdo ao vivo e espaços de convivência que ampliam a experiência de quem participa.

10. Evento sustentável: carbono neutro

Pensando no futuro, o Fórum E-Commerce Brasil 2025 será carbono neutro, com compensação e gestão de emissões, alinhando crescimento digital e responsabilidade socioambiental.

É impossível sair igual!

Eai, tá esperando o que pra embarcar nessa jornada de conhecimento, crescimento e muito networking com a gente?

Participar do Fórum é mais do que acompanhar palestras: é viver uma jornada de transformação, conectar-se com os principais nomes do mercado e absorver insights que fazem a diferença na prática.

Garanta seu ingresso e faça parte do maior encontro de e-commerce da América Latina. A gente se vê no Distrito Anhembi!

Confira a programação completa e inscreva-se agora