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Google aponta que busca para aliviar o calor é destaque nas compras da Black Friday 

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Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

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Imagem: Ana Fritoli, especialista de insights para varejo no Google

A temperatura subiu

A especialista em insights apresenta três classificações para as buscas dos consumidores: artigos para alívio do calor, itens clássicos e diversificação. Essa categorização aparece como um elemento chave para compreender a mudança de comportamento do consumidor. 

Ar condicionado, ventilador, ar condicionado portátil, ventilador de mesa e climatizador de ar são alguns dos termos em destaque. 

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Imagem: reprodução, 10 itens mais clicados no Google Shopping (20 a 22 de novembro)

Além disso, outros itens ligados ao calor tiveram uma forte movimentação. Protetor solar, tapete gelados para pets, desodorante e até mesmo geradores – por conta das quedas de energia – apresentaram um aumento de buscas. 

A moda do tradicional

Seguindo com a lista de tendências para a Black Friday, os clássicos aparecem em segundo lugar no ranking. Itens como telefonia, sendo o iPhone 13 e 14 o top 2 dos mais clicados, e eletroportáteis, destacando airfryer (3° termo mais clicados) e cafeteiras com crescimento de 91%.

Os eletrodomésticos também marcam presença nas buscas pelos produtos tradicionais da data. Geladeiras aparecem como o quinto item mais clicado no Google Shopping. Lava louças cresceram 143% e lava e seca aumentaram em 127%.

Diferenciando na Black Friday

Complementando o conteúdo, durante o momento de perguntas e respostas, Claudia Tozetto destaca: “este é o primeiro ano sem efeito pandêmico” e isso muda consideravelmente a maneira como a Black Friday acontece.

Contexto positivo

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Imagem: Fábio Garcia, head de negócios para varejo do Google

Garcia ainda ressalta a relevância de compreender o consumidor e as expectativas para o momento. Considerando um cenário mais positivo, a recuperação das buscas e intenção de compra aquecida, o mercado aparenta estar otimista. 

Entretanto, adicionais ainda são essenciais para os clientes. Alguns dos termos com maiores buscas foram cupons (39%), promoção (23%) e desconto (16%).

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