De acordo com a nova pesquisa da Sprout Social, “The 2024 Influencer Marketing Report”, quase metade dos consumidores (49%) fazem compras diárias, semanais ou mensais motivados por influenciadores. Além disso, a confiança nesses influenciadores está em ascensão, com 30% afirmando que confiam ainda mais neles do que há seis meses, enquanto quase metade diz confiar neles tanto hoje quanto no passado.
No entanto, a “autenticidade” como um traço valorizado nos influenciadores pode estar perdendo força. Apenas 35% dos consumidores da geração Z disseram se importar mais com a autenticidade dos influenciadores, enquanto 47% afirmaram se importar com o número de seguidores.
Os influenciadores estão definitivamente ganhando seus títulos, especialmente com os consumidores mais jovens – da geração Z e millennials. Quase metade de todos os consumidores pesquisados disseram fazer compras regulares devido aos influenciadores, um número aumentado principalmente pelas gerações mais jovens.
Os consumidores da geração Y e Z também dão prioridade à reputação dos influenciadores em relação aos seus valores compartilhados ou autenticidade. Entre os compradores frequentes, a frequência de postagem e o número de seguidores (58% e 42%, respectivamente) superam em muito os valores pessoais e a autenticidade (32% e 21%) quando se trata dos traços mais valorizados pelos consumidores nos influenciadores.
“Confiança é um bem inestimável que toda marca deve construir para competir em um mercado onde os consumidores têm opções de compra aparentemente infinitas”, disse Scott Morris, diretor de marketing da Sprout Social, em comunicado.
A confiança do consumidor está sendo testada pelo aumento da IA generativa, que está começando a afetar o espaço dos influenciadores à medida que os profissionais de marketing experimentam criadores gerados por IA. Mais de um terço dos consumidores (37%) disseram que estariam mais interessados em marcas que usam um influenciador de IA, enquanto a mesma quantidade seria desconfiada de uma marca que fizesse isso. Os 27% restantes disseram ser indiferentes e não seriam capazes de distinguir a diferença.
Além disso, o papel do influenciador nas relações entre consumidores e marcas está mudando. A pesquisa descobriu que 29% de todos os consumidores – e 41% dos consumidores da geração Z e 62% dos compradores frequentes – são mais propensos a compartilhar feedback do produto com os influenciadores em vez das próprias marcas. Como resultado, as marcas vão querer se envolver mais de perto com os influenciadores para entender esses insights.
Plataformas e conteúdos favoritos
O Instagram continua sendo a principal plataforma de conteúdo para engajamento com influenciadores, mas, como era de se esperar, as preferências variam por idade. Os consumidores da geração Z são mais propensos a se envolver no TikTok, enquanto os da geração X e baby boomers classificam o Facebook como suas principais plataformas.
Em geral, os consumidores estão mais interessados em conteúdo de influenciadores relacionado a comida e bebida (30%) e beleza (26%), embora, novamente, as preferências variem por idade. Os millennials e consumidores da geração Z estão interessados em fitness e jogos, enquanto os da geração X preferem entretenimento e conteúdo esportivo.
Independentemente disso, os consumidores são mais propensos a se envolver com avaliações genuínas e imparciais de influenciadores, e mais da metade (55%) diz que o acesso a cupons de desconto ou promoções os torna mais propensos a procurar conteúdo de influenciadores. A Sprout Social entrevistou 2.000 consumidores e 300 influenciadores para chegar aos resultados em sua pesquisa de Marketing de Influência de 2024.