Logo E-Commerce Brasil

Marketing & Vendas: o que esperar da plenária principal do Fórum E-Commerce Brasil 2025

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

Com partipação de nomes como Fábio Porchat, Galvão Bueno, Fernando Yunes, Fred Trajano e outras personalidades e executivos do e-commerce em anos anteriores, a plenária de Marketing & Vendas promete ser um dos palcos mais disputados do Fórum E-Commerce Brasil 2025. De grandes plataformas globais a especialistas em comportamento do consumidor, o auditório traz discussões do presente para balizar o futuro do varejo nacional.

Marketing & Vendas o que esperar da plenária principal do Fórum E-Commerce Brasil 2025
(Imagem: E-Commerce Brasil)

A plenária se propõe a mapear o novo marketing, que exige agilidade, entendimento cultural e decisões baseadas em dados. Uma oportunidade para profissionais que buscam sair da zona de conforto e se atualizar com quem está na vanguarda da indústria.

Fora os grandes executivos e empresas do varejo e e-commerce que subirão ao palco, um momento especial abre o último dia da 16ª edição Fórum E-Commerce Brasil. Na própria plenária Marketing & Vendas, contaremos com o Prof. Clóvis de Barros Filho e Monja Coen apresentando um caminho de sucesso para líderes.

Programação

29 de julho

No primeiro dia de evento, a masterclass de abertura reúne Leonardo Naressi (DP6), Gerson Ribeiro (B&Partners.co) e Camilo Barros (Institute of Tomorrow) para mostrar como dados, estratégia e experiência se integram em ecossistemas escaláveis.

30 e 31 de julho

No segundo e último dias, uma série de assuntos movimentam a plenária Marketing & Vendas. TikTok, Google, Meta e Pinterest são alguns exemplos de marcas que sobem ao palco para apresentar o que há de mais avançado no uso de inteligência artificial (IA), dados e influência nas estratégias de venda.

De um lado, nomes como Gustavo Mondo e Eric Chien (TikTok) e Gleidys Salvanha (Google Brasil) detalham como a jornada de compra está sendo redesenhada pela tecnologia. Do outro, Daiane Quesada (Meta) e Susan Spark Park (Pinterest) trazem à tona os novos códigos da descoberta e do engajamento em plataformas cada vez mais visuais.

A programação também inclui análises de comportamento e consumo em escala global e regional. Para isso, Rafael Araújo (WGSN) discute o papel da América Latina como polo estratégico para operações digitais, enquanto Zia Daniell Wigder (Emarketer) apresenta tendências internacionais que já impactam o mercado brasileiro — de tarifas a IA generativa.

As palestras misturam dados, conteúdo e prática. Victor Soffiatti (L’Oréal) aborda como a inteligência de dados pode impulsionar vendas com mais personalização. Já Ivan Martinho (WSL) compartilha a transformação da liga mundial de surfe em uma operação digital conectada a marketplaces.

A programação completa desta e de outras plenárias pode ser conferida no site oficial do Fórum E-Commerce Brasil 2025.