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Mercado Ads revela as preferências de compra de cada geração no e-commerce

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

O estudo lançado na última quarta-feira (07) pelo Mercado Ads, elaborado com dados exclusivos coletados do Mercado Livre, traz uma ampla análise das preferências de compra de diferentes gerações, estilos de vida e categoria de produtos, explorando o comportamento do consumidor do e-commerce. Entre os destaques, estão a ascensão do retail media e a importância do First Party Data.

As vendas online do Mercado Livre aumentaram 12,5% na América Latina em 2023 (Imagem: Reprodução)

A pesquisa aponta que os hábitos mudaram e agora o marketplace é o novo motor de busca, pois a cada 10 buscas, 8 começam no e-commerce. O que indica que o canal passou a ser essencial no processo de procurar e comprar produtos. Além disso, muitos consumidores também não especificam a marca dos produtos no ato, indicando uma oportunidade para as marcas fortalecerem seu brand equity e estreitarem a comunicação.

Retail Media

Conhecida como a “terceira onda da publicidade digital”, a tendência veio para ficar. Com um investimento de U$S 61.25 bilhões em 2024, comparado aos U$S 13.23 em 2010, segundo a eMarketer, o retail media abre um leque de possibilidades e redefine a forma que os consumidores interagem com as marcas. O uso de dados reais dos consumidores permite às marcas a criação de anúncios para audiências específicas e personalizadas.

Audiência por geração

  • Baby Boomers (+55 anos): valorizam a comodidade e conveniência do e-commerce, investem em eletrodomésticos e itens de casa, móveis e decoração. São responsáveis por um aumento de 60% em gastos com alimentos e bebidas na comparação com a média do Mercado Livre;
  • Geração X (45-54 anos): gostam de passar tempo em casa; por isso, gastam 60% a mais em música, filmes e séries. Eles têm ticket médio acima da média do Mercado Livre;
  • Millennials (25-44 anos): estão construindo a vida e representam mais da metade do faturamento do Mercado Livre. Entre os produtos mais comprados, estão os itens de construção e artigos para bebês, que cresceram 30%;
  • Geração Z (18-24 anos): definidores de tendências, este é o grupo que mais cresce, apresentando um crescimento de 48% em gastos, especialmente em celulares e itens tecnológicos.

Tipos de estilo de vida

O relatório também identificou variados perfis de consumidor, definidos por seus estilos de vida, elencando oito tipos, definidos por interesses e comportamento de compra:

  • Focados na família: são a maior audiência, com 24% de representatividade em faturamento e responsáveis pelo crescimento de 75% em itens para bebês e ferramentas;
  • Decoradores da casa: a segunda maior audiência e o terceiro estilo em faturamento, com crescimento de 128% em eletrodomésticos. Gostam de comprar portáteis, acessórios de cozinha, casa e jardim;
  • Esportistas: tiveram um crescimento de 217% em itens relacionados ao futebol, +41% no ciclicsmo e 112% em celulares. Líderes também na compra de roupa íntima;
  • Gamers: com um ticket médio 56% acima da média, tiveram um aumento de 84% em compras de smartphones;
  • Beauty-lovers: cresceram 49,2%, com destaque para produtos de cuidados pessoais, roupas íntimas e suplementos. Também gastam com itens de casa e decoração, vestuário e cuidado pessoal;
  • Fashionistas: 30% do faturamento são em roupas para esportes, destaque para o crescimento de 57,8 em beleza e cuidado pessoal. É o estilo que mais cresce em transações na plataforma;
  • Petlovers: compram cinco vezes mais itens para cães do que para gatos e 25% dos seus gastos também são com decoração;
  • Techies: tem o tênis como uma das categorias mais compradas, garantiram um aumento de +80% no faturamento de celulares em relação ao ano passado e gastam 17% a mais vs. média do Mercado Livre.

“A capacidade de entender a fundo nossos usuários, suas preferências de compra e conectar marcas com essas audiências valiosas e com real intenção de compra é o que nos diferencia. Este relatório comprova o poder transformador do First Party Data, fornecendo insights que ajudam marcas e vendedores a otimizar suas estratégias e se conectar de maneira mais eficaz com suas audiências.” afirma Mario Meirelles, Diretor Sênior de Mercado Ads.