A participação de e-commerces estrangeiros, asiáticos, em sua maioria, não deve perder força no cenário brasileiro. Mesmo com novas taxações e um clima menos favorável, 60% dos usuários nacionais desejam manter o mesmo ritmo de compras nestas plataformas pelos próximos 12 meses. Os dados são do E-Commerce Trends 2025, realizado por Octadesk em parceria com o Opinion Box.
Além da maioria afirmando o desejo de manter o hábito de compra nestas e em outras plataformas de fora do país, 25% querem aumentar o número de compras. Por outro lado, 15% desejam consumir menos nestes canais.
Segundo o relatório, Shopee (52%), Shein e Aliexpress (39%) são os favoritos quando o assunto é comprar do país. Até por isso, sete em cada 10 consumidores brasileiros já compram em e-commerces estrangeiros, sendo a opção principal em certas ocasiões.
De acordo com Rodrigo Ricco, fundador e diretor geral da Octadesk, a situação com as marcas do exterior envolve uma melhor situação para o usuário. Dessa forma, mesmo com mais concorrência, isso pode servir de incentivo para empresas nacionais.
“O consumidor busca cada vez mais facilidades e conveniência. Preços, diversidade de produtos e qualidade acabam influenciando sua decisão de compra nos e-commerces internacionais. Essa situação gera desafios de competitividade, mas também oportunidades para o empreendedor nacional”, explica.
Outros dados
Ainda segundo o E-Commerce Trends 2025, de forma geral, o consumidor brasileiro é quase totalmente favorável ao e-commerce. Ao todo, 88% compram digitalmente ao menos uma vez no mês, índice que cresce 3% em relação a 2023.
A divisão dos usuários entre os canais mais utilizados conta com:
- Lojas virtuais - 65%
- Marketplaces - 60%
- Aplicativos das próprias marcas - 54%
- Redes sociais - 14%
- Sites de classificados - 12%
- WhatsApp - 9%
- Outros - 1%
Além disso, 73% dos respondentes citam o smartphone como meio preferido para comprar, indicando a busca por praticidade neste momento. Em paralelo a isso, frete grátis (72%), promoções (61%), e prazo de entrega (48%) são vistos como principais motivadores para escolha do e-commerce.
Já nos meio de pagamentos, o Pix mantém sua escalada de popularidade e uso cada vez maior dentro do varejo físico e online. No e-commerce, especificamente, o modelo de transferência instantânea já foi aplicado por 88% das pessoas.
O cartão de crédito com parcelamento ainda é o mais utilizado e representa 52% das transações, seguido do próprio Pix (24%). A lista é complementada por cartão de crédito à vista (14%), cartão de débito (4%) e boletos (2%).
O estudo completo contou com 2055 consumidores participantes e foi realizado em maio deste ano.