Logo E-Commerce Brasil

Mercado Livre amplia atuação em Moda e Supermercado com novas ações

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Em vista de expandir ainda mais os negócios em Moda e Supermercados, o Mercado Livre divulgou ações específicas para os próximos meses. O anúncio aconteceu durante coletiva de imprensa no Meli Experience 24′.

Segundo Anna Araripe, diretora de Marketplace do Mercado Livre, a ideia é prestigiar dois segmentos importantes dentro da plataforma. Enquanto a seção de Moda tem cerca de 32 milhões de acessos por mês, o e-commerce de Supermercado continua crescendo dentro do marketplace.

Moda

Para a categoria, a executiva apresentou o Projeto Polos, voltado para profissionalização digital de vendedores em mercados locais. A princípio, a implementação acontecerá em Franca (SP), Nova Friburgo, Vale do Itajaí (SC) e Goiânia, considerados estratégicos para ampliação do Mercado Livre em Moda.

“O projeto pretende ajudar na digitalização de pequenas e médias empresas (PMEs) e democratizar o acessos delas ao e-commerce. Além de melhorar questões de sortimento, ela prestigiará produtos nacionais e traz um consultor in loco para os vendedores por quatro meses.

De forma geral, a função deste profissional será de suporte direto ao seller. De operações do dia-a-dia até auxílio com estratégias de cupons e campanhas, o objetivo é capacitá-los o máximo possível.

Atualmente, 21% dos vendedores de Moda já possuem entrega por meio do fulfillment, outro ponto que deve ser ampliado com ações voltadas ao setor.

Supermercado

Com 2% de penetração no e-commerce brasileiro, o segmento é um dos que mais tem expectativa de crescer nos próximos anos. A mudança de hábitos de compra de comida e bebida, por exemplo, já faz com que 14% da distribuição em vendas deste subsegmento seja online.

A ideia do Mercado Livre, portanto, é promover ainda mais os itens de Supermercado em sua plataforma. Com evolução de de 15% no sortimento entre o primeiro semestre de 2024 e 2023, o fulfillment deve ser peça chave para influenciar o consumidor.

Hoje, cinco mil cidades contam com o serviço de estocagem de produtos que otimiza as entregas. Neste caso, as compras de Supermercado devem contar com reforço, já que a companhia coordena movimentações nestes espaços.

No primeiro semestre deste ano, também na comparação com mesmo período em 2023, as buscas por itens de Supermercado no Mercado Livre aumentaram 11%.

Atualmente, o fulfillment da categoria atua em Lauro de Freitas (BA) atendendo o Nordeste; Governador Celso Ramos (SC) atendendo o Sul; e Araçariguama (SP) atendendo as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte.