Modalidade acompanhada por milhões de brasileiros, bem como a NBA, o futebol americano e a National Football League (NFL) escalaram muito desde a primeira transmissão no país, em 1969, na extinta TV Tupi. Hoje, de acordo com dados da própria NFL, o Brasil é seu terceiro principal mercado, atrás apenas de EUA e México. Para o varejo nacional, essa popularidade já começa a render frutos.
Uma pesquisa da Circana e Segmenta, que analisa o comportamento de consumo, o futebol americano foi o terceiro esporte com mais pesquisas nos primeiros seis meses deste ano (24,5%), principalmente pelo anúncio do jogo em São Paulo. A primeira partida de temporada regular da NFL a ser jogada no país, que ocorre nesta sexta-feira (6), na Arena NeoQuímica, chega em meio a um cenário propício de negócios.
De acordo com o levantamento, apesar da falta de licença em algumas categorias, a NFL obteve aumento em uma série de itens na comparação entre os primeiros semestres de 2023 e 2024. Entre eles, estão vestuário e acessórios no geral, incluindo bolas (1.800%).
A venda de acessórios cresceu 49%, puxada pelo bom desempenho em marcas como Nike (402%) e Wilson (2.030%).
“A chegada da NFL ao Brasil representa uma oportunidade significativa para a expansão da oferta de produtos relacionados ao futebol americano. À medida que o interesse pelo esporte cresce, espera-se que o mercado brasileiro continue a se aquecer, refletindo os resultados positivos já observados no cenário global”, afirma Ana Weber, diretora da Circana.