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Como converter pontos de contato de pagamentos em ferramentas de marketing

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Gabriel Mazzone, Gerente de Marketing para a América Latina da Worldpay, falou durante o segundo dia de palestras do The Future of E-commerce edição Martech sobre como converter os pontos de contato de pagamento no e-commerce em ferramentas de marketing.

No e-commerce, o cartão de crédito continua o favorito dos consumidores. Mesmo assim, o executivo fez o alerta para que os lojistas pensem na importância de oferecerem outros meios além dele na hora do pagamento. Isso porque, segundo a pesquisa Power Your Payments 2021, a maior parte dos consumidores desiste de comprar online caso seu método preferido de pagamento não esteja disponível.

“É significativo ter um mix de pagamentos adequado para a sua vertical”, disse Mazzone. “Sabendo que o cartão de crédito é o lugar comum, como se sentem os clientes ao descobrirem que seu método de pagamento preferido não está disponível?”, ele indaga?

Ele defende ainda que cada nicho terá suas particularidades, mas é importante estudar quais são as variáveis que precisam ser monitoradas.

A tabela acima mostra que, dependendo do meio de pagamento e da categoria, alguns setores precisam considerar atualmente os métodos de pagamento alternativos tanto quanto o cartão de crédito.

“No final do funil de compras, é possível que estejam faltando vendas por falta de algum método específico”, argumenta o executivo.

Comunicação

Outro ponto importante para Mazzone é dar ao consumidor todos os motivos pelos quais uma compra não foi aprovada em caso de erro no pagamento.

“Se não houver uma explicação clara sobre o que está acontecendo ao ocorrer um erro, a maior parte dos consumidores vão desistir da compra”, ele explica.

Informar ao consumidor exatamente o que deu errado com a sua opção de pagamento e como consertar a situação para continuar a compra pode ser uma maneira de evitar um abandono de carrinho e garantir uma conversão que estaria perdida.

Hoje os provedores de pagamento na internet já tem essa capacidade de avisar ao consumidor se a compra não foi aprovada por risco de fraude, número do cartão digitado errado ou incompatibilidade com nome ou documento.

Redirecionamento inesperado

Algumas soluções de pagamento requerem que o consumidor mude de página para efetuar o pagamento, mas as pessoas não gostam disso, ainda mais de forma inesperada. A pesquisa Power Your Payments 2021 mostra que os brasileiros que desistem da compra em uma situação como essa são maioria.

“Comunique o redirecionamento do seu consumidor e faça ele sentir segurança nesse processo”, orienta Mazzone. Para ele, a palavra chave é “inesperado”. Ele acredita que se o redirecionamento for avisado e não houver motivo para desconfiança, o consumidor tenderá a concluir a compra.

Dados de pagamento do consumidor

Outra tendência cada vez mais aceita entre os brasileiros envolve a facilidade com o checkout na hora do pagamento: a tokenização dos cartões.

Essa prática não só salva as informações de pagamento para transações futuras, como tornam a experiência por assinatura mais fluida e fácil.

A pesquisa mostra que o brasileiro gosta desse tipo de serviço, que facilitam a compra e encurtam etapas na hora de cadastrar informações.

Para Mazzone, a orientação é clara: ofereça cartão de crédito e pergunte se o consumidor quer salvar as informações.

Confira os slides da apresentação aqui:

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Por Júlia Rondinelli, da redação do E-Commerce Brasil.