Gabriel Mazzone, Gerente de Marketing para a América Latina da Worldpay, falou durante o segundo dia de palestras do The Future of E-commerce edição Martech sobre como converter os pontos de contato de pagamento no e-commerce em ferramentas de marketing.
No e-commerce, o cartão de crédito continua o favorito dos consumidores. Mesmo assim, o executivo fez o alerta para que os lojistas pensem na importância de oferecerem outros meios além dele na hora do pagamento. Isso porque, segundo a pesquisa Power Your Payments 2021, a maior parte dos consumidores desiste de comprar online caso seu método preferido de pagamento não esteja disponível.
“É significativo ter um mix de pagamentos adequado para a sua vertical”, disse Mazzone. “Sabendo que o cartão de crédito é o lugar comum, como se sentem os clientes ao descobrirem que seu método de pagamento preferido não está disponível?”, ele indaga?
Ele defende ainda que cada nicho terá suas particularidades, mas é importante estudar quais são as variáveis que precisam ser monitoradas.
A tabela acima mostra que, dependendo do meio de pagamento e da categoria, alguns setores precisam considerar atualmente os métodos de pagamento alternativos tanto quanto o cartão de crédito.
“No final do funil de compras, é possível que estejam faltando vendas por falta de algum método específico”, argumenta o executivo.
Comunicação
Outro ponto importante para Mazzone é dar ao consumidor todos os motivos pelos quais uma compra não foi aprovada em caso de erro no pagamento.
“Se não houver uma explicação clara sobre o que está acontecendo ao ocorrer um erro, a maior parte dos consumidores vão desistir da compra”, ele explica.
Informar ao consumidor exatamente o que deu errado com a sua opção de pagamento e como consertar a situação para continuar a compra pode ser uma maneira de evitar um abandono de carrinho e garantir uma conversão que estaria perdida.
Hoje os provedores de pagamento na internet já tem essa capacidade de avisar ao consumidor se a compra não foi aprovada por risco de fraude, número do cartão digitado errado ou incompatibilidade com nome ou documento.
Redirecionamento inesperado
Algumas soluções de pagamento requerem que o consumidor mude de página para efetuar o pagamento, mas as pessoas não gostam disso, ainda mais de forma inesperada. A pesquisa Power Your Payments 2021 mostra que os brasileiros que desistem da compra em uma situação como essa são maioria.
“Comunique o redirecionamento do seu consumidor e faça ele sentir segurança nesse processo”, orienta Mazzone. Para ele, a palavra chave é “inesperado”. Ele acredita que se o redirecionamento for avisado e não houver motivo para desconfiança, o consumidor tenderá a concluir a compra.
Dados de pagamento do consumidor
Outra tendência cada vez mais aceita entre os brasileiros envolve a facilidade com o checkout na hora do pagamento: a tokenização dos cartões.
Essa prática não só salva as informações de pagamento para transações futuras, como tornam a experiência por assinatura mais fluida e fácil.
A pesquisa mostra que o brasileiro gosta desse tipo de serviço, que facilitam a compra e encurtam etapas na hora de cadastrar informações.
Para Mazzone, a orientação é clara: ofereça cartão de crédito e pergunte se o consumidor quer salvar as informações.
Confira os slides da apresentação aqui:
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Por Júlia Rondinelli, da redação do E-Commerce Brasil.