O relatório inédito lançado pelo iFood em parceria com a consultoria Galunion durante o evento iFood Move revela que os pedidos de café da manhã por delivery cresceram 31% entre o segundo trimestre de 2023 e o mesmo período de 2024. Esse aumento, impulsionado principalmente por padarias, representa uma oportunidade de mercado, já que apenas 19% dos estabelecimentos parceiros estão abertos nesse horário.
Além do café da manhã, o delivery na madrugada também tem registrado crescimento, com um aumento de 25% nos pedidos, apesar de apenas 7% dos restaurantes estarem operando nesse turno. O jantar continua sendo o horário mais movimentado, representando 58% dos pedidos diários na plataforma.
Entre as ppreferências gastronômicas, a comida brasileira e os lanches dominam os pedidos em todos os turnos, com 38% dos pedidos de almoço focados na culinária nacional. Marmitas também se destacam, com um crescimento de seis vezes entre 2019 e 2023. Nos fins de semana, pizzas são as grandes favoritas, representando 61% dos pedidos entre sexta-feira e domingo, enquanto doces e comidas italianas são mais consumidos aos domingos.
O estudo também traça o perfil dos empreendedores no iFood: a maioria tem entre 30 e 44 anos, e 69% deles têm filhos, com 22% sendo pais ou mães solo. Além disso, 67% dos parceiros utilizam inteligência artificial para facilitar a gestão de seus negócios.
Arnaldo Bertolacci, vice-presidente de Restaurantes do iFood, destacou “ter acesso a dados e informações de qualidade nos ajuda a tomar decisões melhores. Ao chegar a 100 milhões de pedidos no mês, em agosto, tivemos certeza de que era a hora de dividir informações que podem ajudar os parceiros na construção de estratégias e apoiar o crescimento de todo o ecossistema de restaurantes.”