A Pier8, empresa brasileira especializada em gestão de fulfillment e plataforma logística para e-commerce, acaba de lançar uma solução integrada em plataforma para entrega de compras no mesmo dia. Batizada de Pier Same Day Delivery, a ferramenta foi desenhada com base em um profundo entendimento logístico da modalidade, que garante o recebimento do produto no mesmo dia em toda São Paulo.
Consumidor exigente
“O consumidor digital do Brasil já vive o futuro e está cada vez mais exigente e acostumado com inovações voltadas para experiências de compra omnichannel, as quais demandam excelência como um todo onde o viés logístico deixou há tempos de ser somente o first mile, a entrega. ”, afirma Marcelo Terrazzan, sócio diretor da Pier8.
A consequência disso, segundo ele, é que muitas marcas estão repensando o planejamento de seus processos internos para atender este perfil de pessoas da melhor maneira possível.
Pier Same Day Delivery
Terrazan explica que, para o desenvolvimento do sistema, a empresa realizou uma série de análises, criando um produto específico para suprir às necessidades do mercado.
“Criamos um ecossistema especial que envolve 3 pilares importantes na sustentação do nosso conceito de same day delivery. São eles: roteirização, integração, picking e packing feitos estrategicamente não somente por ordem de pedido integrado como as demais soluções do mercado”.
A otimização do tempo, redução nas margens de erro e processos mapeados na plataforma são mantras de direcionamento na Pier8. Como consequência o Pier Same Day Delivery possui uma roteirização que incrementa em 21% a redução do tempo de entrega para o consumidor final.
Mapeamento da demanda
Esta é uma das etapas do processo que seleciona o parceiro transportador ideal para atender os pedidos dentro do SLA e no mesmo dia. Paralelamente, as integrações sistêmicas passam por rotinas de testes e verificações na arquitetura de microsserviços, resultando em integrações de 0,3 segundos, viabilizando agilidade sistêmica.
“Mapeando nossa demanda interna, foi desenvolvido o módulo Waves, inteligência artificial que dita o período entre as ondas de corte feitas ao longo do dia em nosso picking e packing, que opera condicionado via plataforma a dar prioridade aos menores prazos de entrega, resultando em um processo que nos garante 98,7% de SLA. ”, informa o executivo.
Atuação da Pier8
Por enquanto, o serviço atende todo o estado de São Paulo, embora a empresa tenha clientes de todas as partes do Brasil. Entre os usuários do Pier Same Day Delivery, estão empresas como Connect Park, Baggio Café, Grupo Uni.co (detentor das marcas Puket e Imaginarium). A busca por este produto dentro da base da Pier8 cresceu 300% no último mês, a expectativa é de 130 companhias utilizando a solução até o final deste ano.
Entre os benefícios do Pier Same Day Delivery mencionados pelo executivo, estão o potencial ampliado de fidelização e captação de clientes, o encantamento, os feedbacks mais positivos, o contato mais estreito e rápido com o consumidor e o maior valor agregado ao nome da empresa.
Atualmente, a Pier8 possui quatro centros de distribuição, situados em São Paulo (SP), Barueri (SP), Vitória (ES) e Itajaí (SC). A Pier8 atende empresas que processam mais de mil pedidos por mês; no total, são atendidos cerca de 300 mil pedidos mensalmente, número que corresponde a um giro de R$ 75 milhões em pedidos.
Leia também: Pier8 contribui para o crescimento das operações digitais da Puket.