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PMEs online movimentam R$ 4,7 bilhões em 2024, diz Nuvemshop

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

As pequenas e médias empresas (PMEs) online alcançaram um faturamento recorde de R$ 4,7 bilhões em 2024, representando um crescimento de 42% em relação ao ano anterior. Mais de 73 milhões de produtos foram vendidos no período, um aumento de 31,5%, de acordo com dados da Nuvemshop, plataforma líder de e-commerce na América Latina.

faturamento das PMES em 2024
PMES melhoram suas estratégias de personalização e atendimento.

Segundo Babi Tonhela, diretora de estratégia de e-commerce na Nuvemshop, o ano foi marcado por grandes avanços tecnológicos que beneficiaram as PMEs. “O aprimoramento do uso de inteligência artificial elevou a qualidade dos serviços oferecidos aos consumidores. Estratégias personalizadas e uma compreensão aprofundada das mudanças no comportamento do cliente foram fundamentais para o sucesso do setor. As datas sazonais continuaram a ser estratégicas, com empresas explorando microtendências e narrativas autênticas nas redes sociais para engajar e fidelizar consumidores. Isso não apenas impulsionou vendas pontuais, mas também fortaleceu relacionamentos ao longo do ano”, explicou.

O número de consumidores que compraram de e-commerces de PMEs chegou a 7,3 milhões em 2024. Os produtos mais vendidos incluíram granola, agendas devocionais, regatas, creatina, camisetas e calças.

Categorias

Entre os segmentos mais lucrativos, Moda liderou com faturamento de R$ 1,6 bilhão, seguido por Saúde & Beleza (R$ 442,5 milhões), Acessórios (R$ 294 milhões) e Casa & Jardim (R$ 206,5 milhões). No total, foram registrados 19 milhões de pedidos, um aumento de 41% em relação a 2023, com um ticket médio de R$ 247,60.

As redes sociais tiveram um papel relevante, sendo responsáveis por 24% dos pedidos; o Instagram foi a principal plataforma, com 89% das vendas, seguido pelo Facebook, com 8%.

Empreendedorismo

Um dos destaques entre os empreendedores é Naara Risseto, cliente da unidade Nuvemshop Next, especializada em e-commerces em crescimento. Proprietária da Naah Store, uma marca de moda autoral feminina, ela registrou um aumento de 45% no faturamento em comparação com 2023. “Planejamos campanhas focadas em datas comemorativas, como Carnaval e Black Friday, e reforçamos nossa presença nas mídias sociais. Também lançamos duas novas coleções por mês para nos aproximar ainda mais dos consumidores e criar uma comunidade forte e engajada. Tudo é conexão”, afirmou.

Naara também compartilhou os planos da marca para 2025. “Queremos expandir nossa presença nas principais capitais do país e investir na experiência do cliente, desde a entrega até a comunicação da marca, para nos consolidarmos no mercado e crescermos junto com nossos consumidores”.

No ranking de estados, São Paulo liderou o faturamento com R$ 2,3 bilhões, seguido por Minas Gerais (R$ 469 milhões), Rio de Janeiro (R$ 356,5 milhões), Santa Catarina (R$ 325,5 milhões) e Ceará (R$ 260 milhões). Nos meios de pagamento, o Pix foi o mais utilizado, representando 46% das transações, enquanto o cartão de crédito ficou com 45%.

Os dados analisados abrangem as vendas realizadas de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024, considerando a base de lojistas brasileiros da Nuvemshop.