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Por que 2025 é o ano dos assistentes virtuais e da IA generativa?

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Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Você deve estar se perguntando qual é a resposta para o título deste texto. Os especialistas da Infracommerce te respondem: os assistentes virtuais e a inteligência artificial (IA) generativa foram as duas tendências que saíram no topo da lista da National Retail Federation (NRF), entre as principais frentes que vão ditar as regras do varejo global em 2025.

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(Imagem: Envato)

O ranking foi divulgado dias antes da maior feira do setor, a NRF 2025: Retail’s Big Show, que aconteceu em janeiro em Nova York. A seguir, você vai saber quais foram as descrições dessas duas frentes na lista das 25 tendências de 2025, e ainda, vai ter acesso à insights apresentados durante a NRF e apurados pelo time da Infracommerce.
 

Agentes de IA no topo das tendências de 2025

Os agentes de IA serão os protagonistas do varejo em 2025, influenciando mais de 60% das vendas digitalmente (NRF).

Esses assistentes virtuais não apenas personalizam recomendações, mas também automatizam decisões e otimizam estoques. Assim como oferecem atendimento ininterrupto 24/7, recomendações inteligentes e agilidade em tarefas como reposição de produtos.

No entanto, desafios como custos elevados e questões de privacidade ainda precisam ser superados para que sua adoção ocorra em larga escala.

A IA generativa como motor de inovação

Complementando o topo da lista da NRF, a IA generativa também está transformando o varejo ao oferecer experiências de compra hiper personalizadas, criar conteúdos dinâmicos e permitir interações em tempo real com consumidores.

Essa tecnologia analisa dados preditivos para antecipar necessidades, otimiza estoques e cadeias de suprimentos, além de elevar a experiência do consumidor a um novo nível sem perder o toque humano.

Tendências de IA no varejo apresentadas na NRF

Indo da lista das tendências de 2025 para a feira da NRF, há alguns dados, que foram apresentados durante o evento, e que podem influenciar as relações comerciais. 

Um deles é que a adoção da IA promete ganhos expressivos de produtividade, com potencial de crescimento de 1,5% ao ano na próxima década, segundo o Goldman Sachs. Já empresas como a Amazon já estão explorando a IA avançada para personalizar buscas e recomendações. 

Durante o evento, outras cinco tendências do uso de IA no varejo se destacaram: precificação dinâmica e em tempo real; previsões de demanda considerando fatores climáticos e sociais; cadeias de suprimento otimizadas para reduzir excessos e rupturas; maior eficiência na gestão de estoques; e campanhas de marketing hiper personalizadas para promover a fidelização do cliente.

Como guiar a jornada de compra com IA?

Apesar do potencial da IA como tendência de 2025, obstáculos como dados fragmentados, integração complexa entre sistemas e privacidade ainda são desafios para os varejistas, já que a inteligência artificial por si só não basta para que o e-commerce ganhe escala.

Para isso, o Business Intelligence da Infracommerce centraliza dados de diversos canais em um painel interativo e personalizável, transformando informações dispersas em decisões estratégicas. Isso tudo, com o apoio dos especialistas da Infradata, a vertical de IA e dados da Infracommerce. Saiba como revolucionar a sua operação digital clicando aqui.