Mesmo com retração no número de pedidos e ticket médio, o número de consumidores ativos no e-commerce se manteve o mesmo no primeiro trimestre do ano de 2023, na comparação com o mesmo período em 2022. Os dados fazem parte da nova pesquisa realizada pela NIQ|Ebit.
A retração no faturamento do comércio eletrônico brasileiro foi de 8,9% no primeiro trimestre de 2023, em relação aos três primeiros meses de 2022. A queda representa uma perda de R$ 5,7 bilhões. “Este movimento de retração é reflexo de um conjunto de fatores. A exemplo disso temos os impactos causados pelo cenário econômico, a aceleração das vendas nos canais físicos, o boom do e-commerce após a pandemia e também uma mudança significativa no perfil de compra do shopper dentro do canal”, afirmou o Gerente de Analytics da NIQ|
A retração no faturamento do comércio eletrônico brasileiro foi de 8,9% no primeiro trimestre de 2023, em relação aos três primeiros meses de 2022. A queda representa uma perda de R$ 5,7 bilhões. “Este movimento de retração é reflexo de um conjunto de fatores. A exemplo disso temos os impactos causados pelo cenário econômico, a aceleração das vendas nos canais físicos, o boom do e-commerce após a pandemia e também uma mudança significativa no perfil de compra do shopper dentro do canal”, afirmou o Gerente de Analytics da NIQ|Ebit, Luiz F. C. Davison.
De acordo com a empresa, embora haja retração nas vendas, o índice de shoppers que realizaram compras no canal não retraiu entre os períodos comparados, sinalizando uma possível mudança no hábito do shopper, que pode estar planejando mais as suas compras através do canal online.
Os bens de consumo rápido tiveram os melhores desempenhos no período, o que é uma novidade. O grupo foi responsável por manter o status de estabilidade na modalidade “pure player” (lojas nativas do e-commerce). As categorias com maiores crescimentos foram Perfumaria e Cosméticos (46,6%), Bebês e Cia (26,9%) e Alimentos e Bebidas (26,6%).
O movimento de queda foi turbinado principalmente pelos setores não alimentícios, como Telefonia, que liderou a perda em vendas com 39%. Logo em seguida, veio Eletrodomésticos, com 13%, Eletrônicos com 11%, Informática (9%) e Casa e Decoração (5%).
Ainda em uma análise geral sobre o consumo para e-commerce no Brasil, entre janeiro e março, a intenção de compra dos shoppers aponta para maior planejamento dos consumidores, ao considerar que o índice de pessoas que compraram via comércio eletrônico no período praticamente não variou em relação ao mesmo período no ano anterior.
Semana do Consumidor
Segundo o levantamento, a Semana do Consumidor, entre 13 e 19 de março no ano de 2023, seguiu a tendência e registrou queda na variação de vendas de 23,3% em comparação a semana do ano passado (14 a 20 de março). Ainda assim, a semana apresentou vendas superiores à média das outras semanas de março (11,7%), o que demonstra a sua elasticidade dentro do mês.
Na semana, os bens de consumo rápido também foram os grandes vencedores em vendas no e-commerce. Nesse recorte, Bebês e Cia lideraram as altas, com crescimento de 24,2% nas vendas, seguido por Alimentos e Bebidas (20,7%) e Saúde (18,3%).
Tendências no e-commerce
Para a NIQ|Ebit, há uma expectativa de queda na intenção de compra, de forma geral. A declaração de compra dos usuários no segundo trimestre de 2022 foi de 95,1%, enquanto 91,1% dos shoppers disseram querer comprar neste trimestre.
No entanto, a perspectiva é de estabilidade, uma vez que há entrada de novos shoppers e alta retenção dos compradores de períodos anteriores. De acordo com a pesquisa, 91,1% dos shoppers pretendem comprar nesse trimestre. Desses, 87,4% são retidos, ou seja, que realizaram compras no trimestre anterior.
Esses mesmos shoppers que se propõem a fazer novas compras no trimestre, devem se aventurar por mais de uma categoria de produtos. Segundo a pesquisa, 49% dos respondentes disseram ter intenção de comprar itens de mais de cinco categorias diferentes. Dentre as categorias, a mais visada é a de Alimentos e Bebidas, com intenção de compra para o segundo trimestre de 2023 medida em 53%, variação de 17% em comparação com o mesmo trimestre em 2022.
Além disso, cada pessoa que pretende fazer compras ligadas ao setor de Alimentos e Bebidas de forma online durante esses três meses, devem também fazer ao menos uma compra em outra categoria, o que demonstra uma intenção de compra alta.
Para o período, as principais formas de motivação para as compras são Promoções e Ofertas (39%), Abastecimento (21%) e Reposição (19%). Alimentos e Bebidas são as principais responsáveis por elevar as motivações de Abastecimento e Reposição.