Logo E-Commerce Brasil

"IA e outras tecnologias são catalisadores nos negócios", afirma Yuri Ramos, do MIT

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Muitas palavras e termos passaram pelo cenário dos negócios mundialmente . No momento, Inteligência Artificial (IA) e todos seus desdobramentos lideram desejos e estratégias em empresas, inclusive no e-commerce. Como, portanto, dosar a aplicação e saber quando fazê-la? Yuri Ramos, diretor de Parcerias do Instituto de Tecnologia do Massachussets (MIT, na sigla em inglês), traz o que pensa sobre o assunto.

Palestrante do último dia da 15ª edição do Fórum E-Commerce Brasil, o executivo conversou com a redação do E-Commerce Brasil sobre IA e tecnologia nos negócios. Segundo ele, o momento atual é de ‘maestria digital’.

Yuri Ramos, diretor de Parcerias do MIT - Fórum E-Commerce Brasil 2024
Yuri Ramos, diretor de Parcerias do MIT (Imagem: Studio WTF/E-Commerce Brasil)

“O termo ‘transformação digital’ já não faz mais sentido para o momento que vivemos na tecnologia. Com o surgimento da IA, temos mais passos dados em direção a consolidação entre tecnologias. A partir disso, elas não são mais ferramentas, mas catalisadores de negócios”, explicou.

O especialista também trouxe uma visão sobre a IA no Brasil, deixando a opinião de que o país não deve ser um expoente no desenvolvimento de IA. Do lado do usuário, as expectativas já são melhores, reforçando a utilização para análise de dados e mídias sociais.

“Por aqui, há muita comparação com o cenário nos EUA e isso não deve ser feito. São muitas diferenças em pesquisa de dados, além do investimento muito menor no Brasil. Mesmo assim, no e-commerce, por exemplo, ferramentas do gênero podem ajudar na previsão de comportamentos e preferências. No geral, o uso de IA pelos brasileiros deve continuar expan