Temu, marketplace do grupo Pinduoduo, tem previsão de entrada no mercado brasileiro em 2023. De acordo com estudo da Semrush, a nova empresa atingiu 108 milhões de visualizações nos EUA superando a Shein com 19 milhões de views – o valor é 458,8% superior.
Mercado brasileiro
Em agosto, o site da Temu foi acessado pelos brasileiros mais de 221 mil vezes. Mesmo ainda sem funcionar no país, o interesse está presente.
Sem ficar para trás, a Shein contabilizou 12,8 milhões de acessos, um crescimento de 64,3% em comparação a 2022.
Erich Casagrande, líder de marketing da Semrush no Brasil, realça: “enquanto nos Estados Unidos a Shein registrou queda em relação ao último ano, por aqui, a empresa continua crescendo. Mas vale lembrar que a Temu ainda não foi lançada. Os dados já mostram esse interesse dos brasileiros em conhecer o novo marketplace, agora vale monitorar se seguiremos a tendência dos norte-americanos ou não”.
Desafios e oportunidades
Contudo, as empresas enfrentam acusações judiciais na América do Norte. A empresa do grupo Pinduoduo denunciou sua concorrente alegando violação das leis antitruste, defendendo que a Shein impediu fabricantes de trabalharem com a Temu.
Além disso, ambas continuam longe do grande marketplace Amazon que possui uma média de 3,4 bilhões de acessos mensais nos EUA.
Com relação aos públicos-alvos, a geração Z é entendida como o foco principal das chinesas, detalha Casagrande. “A Shein tem a proposta de lançar rapidamente uma ampla variedade de itens de moda a preços baixos para que os jovens consigam acompanhar as tendências. A Temu segue a mesma linha, no entanto, o seu catálogo ainda conta com produtos de mais nichos, como eletrônicos e eletrôdomésticos”.
Fonte: Mercado & Consumo