A Temu, marketplace do grupo Pinduoduo, é famoso pelos preços mais baixos, interação gamificada e pela concorrência com outra gigante chinesa, a Shein. Depois de um ano e meio de funcionamento, a empresa desembarcou recentemente na África do Sul, chegando a uma operação presente em 49 países. Em agosto do ano passado, mesmo sem funcionamento no Brasil, o site da Temu foi acessado cerca de 221 mil vezes, demonstrando o interesse do brasileiro nas compras por meio das plataformas chinesas.
Em breve, o interesse pode se transformar em ação, pois, segundo Lauro Jardim, jornalista do O Globo, a Temu pretende chegar ao Brasil ainda este semestre. O jornalista também comentou que o negócio chega a faturar mais do que o dobro das empresas concorrentes (como a Shein) nos Estados Unidos.
Com a chegada da Temu, a Shein terá mais uma forte concorrente no Brasil. Além disso, o Governo Federal, que também está preocupado com as incontáveis compras da China sem o pagamento de impostos, estimando uma nova taxa para compras internacionais abaixo de US$ 50, deverá redobrar a atenção para tratar das questões, uma vez que o começo das operações do marketplace no Brasil acirra o debate sobre o tema.