As tentativas de fraude ao comércio eletrônico brasileiro caíram cerca de 10% durante a pandemia do novo coronavírus, de acordo com levantamento da Konduto, antifraude para e-commerces e pagamentos digitais.
Mudança no cenário de fraudes
Segundo dados da empresa, a taxa de tentativas de fraude ficou em 3,58% entre 1 e 15 de março. Além disso, oscilou para 3,21% entre os dias 16 e 30 do mês passado, quando a crise se agravou e medidas de isolamento social foram tomadas por todo o país. Este índice, vale ressaltar, não representa fraudes efetivas, já que a maioria das tentativas é barrada por sistemas antifraude, meios de pagamento, bancos emissores ou pela própria loja virtual.
Para Tom Canabarro, CEO e cofundador da Konduto, a queda nas tentativas de fraude pode ser atribuída a dois fatores: o primeiro é o aumento dos pedidos legítimos no e-commerce durante a quarentena — o que “diluiu” o número de compras ilegítimas. Além disso, há também a questão da estratégia adotada pelos criminosos.
“Temos notado durante a pandemia muitos golpes que visam a população em geral, e não as lojas virtuais num primeiro momento. Os fraudadores estão apostando em phishing, envio de links maliciosos e disseminação de fake news, dentre outras práticas, para roubar dados sensíveis das vítimas ou para aplicar golpes financeiros e de extorsão contra quem cai nestas armadilhas”, afirmou Canabarro.
Mudança no ticket médio
Ainda de acordo com a Konduto, o ticket médio dos pedidos fraudulentos também registrou queda. Dessa forma, passou de R$ 916,38 para R$ 829,93. A empresa ainda levantou os segmentos que tiveram maior aumento e maior redução no índice de tentativa de fraudes em meio à crise do novo coronavírus.
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