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TikTok se consolida como canal de consumo e abre espaço para marcas no Brasil

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

Uma pesquisa realizada pelo Opinion Box mostra que o TikTok já faz parte do dia a dia de milhões de brasileiros e, gradativamente, se consolida na jornada de consumo e interação com marcas. O levantamento mostra que 78% acessam a plataforma pelo menos uma vez ao dia, índice que evidencia a força do aplicativo no país.

TikTok se consolida como canal de consumo e abre espaço para marcas no Brasil
(Imagem: Unsplash)

O uso do TikTok é, sobretudo, voltado para entretenimento. Distração (62%) e diversão (53%) aparecem como os principais motivos para acessar a rede. No entanto, a influência sobre decisões de compra é expressiva, com 36% dos entrevistados já tendo adquirido um produto ou serviço descoberto no aplicativo, enquanto 41% compraram algo indicado por criadores de conteúdo.

Os segmentos mais impactados incluem beleza (37%), moda (34%), alimentação (31%) e casa e decoração (30%), seguidos por saúde, tecnologia e turismo.

Ao todo, mais de dois mil usuários participaram da pesquisa da Opinion Box em janeiro de 2025

Oportunidade para marcas

Apesar da alta penetração, apenas 16% dos usuários possuem um perfil comercial, o que aponta espaço para expansão de estratégias empresariais na plataforma. Hoje, 45% já seguem marcas no TikTok, mas a pesquisa indica que há margem para crescimento.

A relação com influenciadores também se mostra relevante: 77% dos usuários valorizam a transparência quando o conteúdo é patrocinado e 44% afirmam que anúncios feitos por criadores despertam interesse.

Disputa por vídeos curtos

O TikTok ainda divide espaço com outras redes na preferência dos usuários para vídeos curtos. Enquanto 41% escolhem a própria plataforma, 40% citam o Instagram (Reels), seguido pelo YouTube Shorts (11%).

Essa concorrência reforça a importância de estratégias criativas e autênticas, já que os consumidores transitam entre diferentes aplicativos.

Crescimento contínuo

Mais da metade dos entrevistados (51%) declarou que usa mais o TikTok hoje do que há 12 meses e 36% acreditam que a utilização deve aumentar ainda mais no próximo ano.

O cenário indica que o TikTok não apenas se consolidou como espaço de entretenimento, mas também está se tornando um ponto de contato essencial entre marcas e consumidores.

Dados complementares

A pesquisa também traz outros achados que ajudam a dimensionar a força da rede. Veja:

  • Participação passiva: 33% nunca postaram na rede, enquanto só 7% publicam várias vezes ao dia.
  • Lives: 57% já assistiram transmissões ao vivo, mas apenas 16% dizem gostar muito desse formato.
  • Tempo de uso: 52% afirmam perder a noção do tempo quando estão no aplicativo.
  • Outras motivações: além do lazer, 42% usam o TikTok para descobrir coisas novas e 33% para se informar.
  • Assuntos seguidos: humor (57%), viagem (50%) e saúde/fitness (46%) lideram, mas política, empreendedorismo e psicologia também aparecem entre os mais citados.
  • Perfil do público: maioria feminina (59%), de classes CDE (75%) e faixa etária predominante entre 18 e 29 anos.