O uso de cupons de desconto antes de finalizar compras online cresceu 30% no Brasil no primeiro semestre de 2024, de acordo com um levantamento da Admitad. O estudo também mostrou um aumento de 15% no volume de compras, impulsionado pelo uso desses códigos promocionais.
As seis cidades que mais utilizam cupons em suas compras são:
- São Paulo;
- Rio de Janeiro;
- Belo Horizonte;
- Brasília;
- Curitiba;
- Fortaleza.
Os itens mais comprados com cupons são eletrônicos (29%), roupas, calçados e acessórios (19%) e produtos da categoria casa e jardim (12,4%).
A busca por cupons reflete o comportamento de consumidores que tentam economizar ao máximo. Ao encontrar um código de desconto, muitos concluem a compra, evitando o abandono de carrinho, que é um dos maiores desafios enfrentados pelo comércio eletrônico. Segundo a Opinion Box, 78% dos consumidores colocam itens no carrinho, mas não finalizam a compra, com 15% admitindo que isso é uma prática comum.
Os cupons de desconto são, muitas vezes, o empurrão necessário para que o consumidor finalize a compra, principalmente quando os produtos são vistos como indulgências pessoais.
Anna Gidirim, CEO da Admitad
Tendências de cupons no marketing de afiliados
O uso de cupons tem se consolidado como uma das estratégias mais eficazes no marketing de afiliados, gerando um aumento de mais de 15% nos ganhos dos publishers brasileiros em 2024. Com o aumento das compras via dispositivos móveis, cupons direcionados para apps também ganharam destaque. No Brasil, mais de 45% das compras com cupons em 2024 foram feitas por smartphones, colocando o país na linha de frente dessa mudança digital.
Estima-se que mais de 30% de todas as vendas globais com cupons neste ano sejam realizadas por dispositivos móveis. Anna Gidirim destaca: “As marcas que aproveitarem primeiro o potencial do marketing móvel estarão à frente das tendências atuais.”