Levantamento realizado pela Nielsen mostra que houve aumento 13,6% nas vendas no varejo no primeiro semestre de 2020 em relação ao ano passado. Os dados levam em consideração o acumulado do período desde janeiro até o 26 de julho nos setores: autosserviços, atacarejo e farmácias. As três categorias juntas configuram o que a Nielsen chama de Varejo Moderno.
O atacarejo é o setor que apresenta maior destaque, com crescimento de 21,3%. Enquanto isso, a categoria de farmácias aparece com menor crescimento, de apenas 6,9% com relação ao faturamento.
Julho de 2020
De acordo com o levantamento, o atacarejo sozinho representa um ⅓ das vendas do período e registrou 34,3% em ganho de importância em julho. Além disso, também neste mês, registrou 31,5% de crescimento em vendas com relação ao mesmo período do ano passado.
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Vendas por cesta de produtos
Em Julho de 2020, todas as cestas de produtos tiveram crescimento com relação ao mesmo período do ano passado.
O destaque, no entanto, está para as categorias perecíveis frescos, mercearia e commodities, que representam ½ do resultado positivo do período.
Dessa forma, dentre os que obtiveram maior crescimento comparativo para faturamento, o destaque está para eletrônicos, com crescimento de 37,1%.
Produtos
De acordo com o levantamento da Nielsen, dentre as categorias do varejo moderno, alguns produtos se destacam como positivos. Entre eles: leite asséptico, industrializados de carne, cortes bovinos, cervejas e aparelhos celulares.
Apesar de uma boa performance, em geral, os seguintes produtos tiveram resultados negativos em julho de 2020: bronzeadores, pneus e gomas de mascar.
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