Não é novidade que o espaço de atendimento ao cliente é o grande calcanhar de Aquiles da maioria das empresas brasileiras que impulsionam a modernização em direção a um serviço automatizado.
A situação é tão grave que, de acordo com uma investigação recente da Accenture, as empresas nacionais já perderam gritantes US$ 401 bilhões devido à falta de comunicação com seus consumidores. Isso também significa uma alta taxa de rotatividade e estagnação do mercado.
A mesma pesquisa mostra ainda que 66% dos clientes comprariam mais se as empresas personalizassem seus serviços e os tratassem com mais rapidez e interesse na solução de suas necessidades.
Portanto, se você não quer fazer parte dessas estatísticas, veja as 5 melhores formas de automatizar o atendimento no seu e-commerce.
1) Venda mais com o atendimento automatizado
Automatizar o atendimento ao cliente não se limita a solucionar dúvidas e problemas do cliente. Você pode usar esse recurso de outras maneiras, como para melhorar seu potencial de negócios e aumentar suas vendas.
Existem várias maneiras pelas quais os chatbots podem ser usados em conjunto com estratégias de marketing para influenciar clientes, gerar leads, conectá-los com o negócio e converter públicos em novos clientes. Veja abaixo como introduzir a automação de serviços nas vendas da sua empresa.
Melhore a performance de buscas por seus produtos
Com o Google Lances Inteligentes, você pode se adaptar às alterações do leilão em tempo real. Dessa forma, você pode aumentar as hipóteses de obter cliques ou conversões, agregar valor e ajudar sua empresa a aproveitar melhor o valor investido em marketing.
Além disso, é possível configurar o sistema para oferecer resultados mais direcionados ao público-alvo. Posteriormente, a empresa pode criar uma estratégia de chatbot para influenciar a pessoa que clicou ou interagiu com o anúncio.
Evite quebra de expectativas
Quantas vezes você foi atingido, clicado e vendido um redirecionamento de um anúncio em uma mídia social ou navegador da web? A automação pode ser usada para notificar a equipe de marketing sobre produtos fora de estoque, para eles poderem mudar sua estratégia ou tirar a publicidade do ar.
Assim, o cliente não perde tempo e não se sente frustrado porque o produto não está mais disponível no site.
Comunique sobre as reposições de estoque
O cliente tentou fazer uma compra, mas o produto não estava disponível na configuração desejada? Assim que o item retorna à loja, o sistema pode enviar uma mensagem informando ao cliente que o produto voltou ao estoque.
Para incentivar a compra, o chatbot pode ser configurado para enviar um cupom junto, por exemplo.
Aumente as conversões de pagamento
Um padrão de comportamento muito comum no e-commerce é que o cliente faz uma compra, cria uma nota fiscal e não faz o pagamento. Esse tipo de situação é prejudicial à loja virtual, afetando seu histórico de faturamento e vendas.
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2) Relacionando com seu cliente
O atendimento automatizado ao cliente é uma maneira de falar com seus clientes sem intervenção humana. Isso permite se adaptar às mudanças no comportamento do consumidor e oferecer um serviço mais ágil. Em outras palavras, fornecer essa opção de contato é uma forma de melhorar a satisfação do cliente.
Esse relacionamento também está ligado com os produtos que entram em promoção, por exemplo, pois com o processo de automatização o lojista pode fazer disparos ativos e divulgar as mercadorias que estão em promoção para os clientes cadastrados.
3) Atendimento automatizado entre a equipe
O serviço automatizado também pode ser usado para comunicação interna. Isso permite que seus funcionários acessem informações de forma rápida e eficiente.
Você pode compartilhar informações e outros serviços com seus funcionários, como: folha de pagamento e banco de horas.
Além disso, você pode acionar mensagens que considera importantes para compartilhar com todos, como promoções ou problemas internos.
4) Centralizando históricos de atendimento
Quando o cliente tem um problema, ele o busca em todos os canais disponíveis: site, rede social, telefone, WhatsApp, etc.
O serviço automatizado permite integrar e centralizar todos esses serviços. Isso melhora seu processo interno e proporciona uma melhor experiência ao cliente.
Desta forma, o cliente não tem que explicar continuamente o problema, pois a sua equipa terá acesso a todo o histórico. Para sua empresa, melhore a produtividade, pois você terá todas as informações em um só lugar.
5) Criando uma assistente virtual
O uso de assistentes virtuais no e-commerce está aumentando. A Lu de Magalu foi a pioneira, mas hoje já temos o Dai da Dailus, Nat da Natura e muitos outros.
Você também pode criar seu assistente virtual com um sistema automático. Por nada mais serem do que inteligência artificial em plataformas de atendimento ao cliente ou chatbots.
A criação de assistentes virtuais humanizou o atendimento digital e o tornou menos “robótico”. O aprendizado de máquina permite que seu assistente virtual se comunique com o público naturalmente e na linguagem do cliente. Isso cria uma conexão mais próxima com o público.
Conclusão
Então se você quer sua equipe focada nas vendas, a automação do serviço de atendimento é uma ótima alternativa para padronizar a comunicação e melhorar a qualidade do serviço.
Afinal, o consumidor está cada vez mais exigente. Portanto, é importante buscar soluções práticas para reduzir tanto o TMA (tempo médio de atendimento) quanto o TME (tempo médio de espera).
Isso possibilita inclusive um direcionamento preciso para cada solução que o cliente busca, apesar de existir uma necessidade iminente desta automatização ser mais humanizada, várias empresas contam com o sucesso da automação para a solução de conflitos de forma mais rápida e assertiva.
Além disso, a automatização pode ajudar muito na comunicação interna e na divulgação e atualização de produtos, fatores importantes dentro de uma loja virtual.
Investir na automatização pode trazer vários benefícios para você lojista e para a sua equipe de vendas.
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