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Checklist de planejamento de e-commerce para o segundo semestre de 2024

Por: Diego Santana

Especialista em Performance para E-Commerce

Diego Santana é Gestor de Performance, Especialista em Growth para E-Commerce, Professor/Palestrante, atua no comércio eletrônico desde 2006 e oferece soluções para Gestores e Lojistas melhorarem os resultados das vendas on-line. Em 2023, ajudou a realizar mais de R$770 milhões em vendas digitais.

Como criar um planejamento de e-commerce para o segundo semestre de 2024?

Normalmente eu organizo meu checklist em 7 macro categorias. Cada uma com diversas questões que me ajudam a olhar para trás para, então, conseguir analisar e projetar meu olhar para o futuro.

Compartilho abaixo meu racional e minha checklist para planejamento. Vamos lá:

1. Performance

✅ Quais canais mais converteram?
✅ Qual a taxa média de new visitor x returning visitors?
✅ Quais faixas etárias mais converteram?
✅ Qual gênero mais converteu?
✅ Quais estados mais converteram?
✅ Quais produtos mais converteram?
✅ Quais cidades mais converteram?
✅ Qual velocidade média do site?
✅ Qual foi o melhor produto com taxa de conversão?
✅ Qual foi a melhor categoria com taxa de conversão?

2. Métricas

✅ Qual foi o CPM (custo por mil impressões) médio?
✅ Qual foi o CTR (taxa de clique) todos médio?
✅ Qual foi o CTR link médio?
✅ Qual foi o CPS (custo por sessão) médio?
✅ Qual foi o ticket médio de 2023 ou no primeiro semestre de 2024?
✅ Qual foi a taxa de conversão média?
✅ Qual foi o CPA (custo por aquisição) médio?
✅ Qual foi o ROAS (retorno sobre o investimento em publicidade) médio?
✅ Qual foi a frequência média?
✅ Qual % média de alcance x visitas a página?
✅ Qual % média de visitas a página x carrinhos?
✅ Qual % média de carrinhos x checkout?
✅ Qual % média de checkout x compras?

3. Ads

✅ Quais criativos mais performaram?
✅ Qual formato dos criativos que mais performaram?
✅ Qual copy mais performou?
✅ Quais interesses mais performaram?
✅ Quais públicos mais performaram?
✅ Quais anúncios no Google ADS mais performaram?
✅ Quais produtos no PMAX tiveram mais impressão?
✅ Quais produtos no PMAX tiveram mais CTR (taxa de cliques)?
✅ Quais produtos no PMAX tiveram mais vendas?
✅ Quais produtos no PMAX tiveram mais ROAS?

4. Financeiro

✅ Quais os meios de pagamento mais usados em 2023 ou no primeiro semestre de 2024?
✅ Qual a quantidade de parcelas mais escolhida em 2023 ou no primeiro semestre de 2024?

4. Logística

✅ Qual a transportadora mais usada em 2023 ou no primeiro semestre de 2024?
✅ Qual prazo médio de entrega em 2023 ou no primeiro semestre de 2024?
✅ Qual valor do frete médio em 2023 ou no primeiro semestre de 2024 (total e por região)?

5. Growth

✅ Quanto aumentamos ou diminuímos mês a mês em %?
✅ Qual o melhor mês em vendas?
✅ Qual a melhor semana do mês em vendas?
✅ Qual o melhor dia da semana em vendas?
✅ Qual melhor horário em vendas?
✅ Quais ações comerciais mais funcionaram?
✅ Quais ações foram feitas para recompra em 2023 ou no primeiro semestre de 2024?
✅ Qual e-mail mais foi aberto ou mais converteu em 2023 ou no primeiro semestre de 2024?

6. Inteligência

✅ Qual inteligência individual podemos ter por produtos x públicos x criativos?
✅ Quais erros cometemos em 2023 ou no primeiro semestre de 2024?
✅ Quais acertos tivemos em 2023 ou no primeiro semestre de 2024?

O Planejamento

Com todos esses dados em mãos, eu recomendo que você comece a planejar da seguinte maneira:

1. Elabore um plano de mídia baseado no que mais funcionou no período anterior

2. Monte um guia de criativos personalizado no que mais funcionou no período anterior

3. Realize um estudo de mercado para inspirações nos seguintes tópicos:

  • Canais
  • Acessos x faturamento x ticket médio
  • Criativos
  • E-mails
  • Layout e navegabilidade
  • Produtos mais vendidos por categorias
  • Teste técnico (ferramentas usadas)
  • Velocidade do site

4. Elabore um plano de ações baseado no que temos em oportunidades para o S2 de 2024

5. Monte um calendário para o segundo semestre com ações antecipadas

6. Monte um plano de ações para intensificar a jornada social do cliente

7. Monte um plano de ações específicas para recompra / retenção