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Como usar o podcast nas estratégias de marketing da sua loja virtual

Por: Maria Lilian

É natural do México e formada em Design na Faculdade de Sonora. Possui mais de 10 anos de experiência em branding e e-commerce e já atendeu empresas no México, Paraguai, Brasil, EUA e Índia. Atualmente, é CEO da Agência Mango, especializada em Inbound Marketing para e-commerces.

Muita gente ainda tem dúvidas de como usar o podcast em estratégias de marketing. Afinal, trata-se de uma mídia relativamente recente, que ganhou muito mais força nos últimos anos.

Pensando nisso, decidi desenvolver um conteúdo para te mostrar algumas ideias de como utilizar todo o potencial desta plataforma. Além do mais, também vou compartilhar um passo a passo para que você possa produzir os próprios conteúdos em áudio para a sua loja virtual.

Podcast: um formato que se tornou mania nacional

A relação do Brasil com essa mídia começou em 21 de outubro de 2004, data em que o primeiro episódio do Digital Minds, podcast liderado por Danilo Medeiros, foi publicado.

De lá pra cá, novos programas surgiram. O Nerdcast, do portal Jovem Nerd, recentemente adquirido pelo Magazine Luiza, se tornou uma das principais referências do país.

Com o tempo, diversos formatos e propostas foram nascendo, e, atualmente, é possível abordar, basicamente, qualquer temática por meio de podcasts.

Segundo a ABPod, no momento atual, há cerca de 2 mil programas ativos no país, além do mais, uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, revelou que 57% dos internautas brasileiros começaram a ouvir podcasts durante a pandemia.

Parte desse crescimento se dá pela acessibilidade desse tipo de conteúdo em plataformas como YouTube e Spotify.

Como usar o podcast nas campanhas de marketing do seu e-commerce

Agora que você já compreendeu o contexto dessa mídia, chegou a hora de analisarmos as diferentes possibilidades de uso do podcast em suas campanhas de marketing, seja ela direta ou indireta. Confira abaixo!

Parcerias com podcasts influentes

Talvez você queira aproveitar o potencial desse conteúdo, mas não tenha disponibilidade ou desejo de produzir, afinal, trata-se de um trabalho que exige bastante tempo e dedicação.

Nessas horas, uma ótima solução é anunciar em podcasts que já estão consolidados no segmento. Trata-se de uma prática repleta de vantagens que, quando bem utilizada, pode proporcionar ótimos resultados para sua empresa.

Para se ter uma ideia, basicamente todos os grandes players do Brasil contam com espaço para anúncios em seus episódios, que são frequentemente utilizados por e-commerces.

Por esse motivo, procure por programas com temáticas que sejam compatíveis com seu público-alvo, dessa forma, você poderá ter contato direto com milhares (ou até milhões) de potenciais clientes para sua loja virtual.

Além do mais, na maioria dos casos, é possível solicitar um mídia kit, assim você terá em mãos informações valiosas sobre o podcast, e poderá identificar quais opções mais combinam com o seu produto/serviço.

Ao encontrar a parceria ideal, não deixe de elaborar uma campanha personalizada para essa mídia, disponibilizando ofertas especiais, cupons de desconto ou combos exclusivos.

Criando o próprio podcast

Quer colocar a mão na massa para criar o próprio podcast?

Saiba que essa estratégia também proporciona diversos benefícios, pois se trata de mais uma forma de fazer com que sua empresa se torne uma referência no seu nicho.

Produzindo um conteúdo de valor, você poderá alcançar um público bastante diverso, e terá a oportunidade de estar presente em plataformas como Spotify e Youtube.

No contexto do e-commerce, o segredo está em não apenas divulgar os itens da sua loja, como também complementar a experiência dos visitantes do seu site. Por isso, é preciso desenvolver pautas que conversem e engajem com seus seguidores.

O que é preciso para criar um podcast? Confira um passo a passo!

Passo 1 – definir o formato

Se no início, o podcast era considerado um mero “programa de rádio para internet”, com uma fórmula pronta e repetida frequentemente, atualmente, a mídia conta com diversos formatos disponíveis, que apresentam características e propostas totalmente diferentes.

Entre os principais, estão:

  • Papo de bar: modelo mais tradicional e utilizado até hoje;
  • Mesacast: conversa realizada ao vivo, em formato de entrevista e transmitida via Youtube;
  • Monólogo: programa narrado por apenas um apresentador;
  • Pílulas: podcasts de duração curta, publicados com mais frequência.
  • Entre outros.

Também é importante definir quais serão os participantes fixos, e qual será a pessoa responsável por apresentar o programa. Essa etapa é importantíssima, pois ela contribui para estabelecer a identidade do conteúdo.

Passo 2 – escolher as pautas

Com o formato definido, é preciso escolher e produzir as pautas dos episódios. Para fazer isso, procure optar por temas que conversem com seus produtos e serviços, e que também solucionem as dores da sua persona.

Passo 3 – adquirir equipamento de gravação

Um microfone, e um computador, são os equipamentos imprescindíveis para gravar um podcast. No entanto, se você deseja um resultado mais profissional, busque por modelos de gravadores com condensador, dessa forma, o áudio vai sair muito mais limpo.

Quer ter um controle ainda maior das captações? Então que tal alugar um estúdio profissional? Ou mesmo investir em uma mesa de som?

Mas lembre-se: com instrumentos básicos, e um ótimo conteúdo, é possível desenvolver um material incrível.

Passo 4 – trabalhar na edição

A edição é outro procedimento extremamente importante na produção de um podcast. Atualmente, existem diversas empresas que realizam esse serviço de maneira terceirizada e com entregas de alto nível.

No entanto, também é possível tentar realizar o trabalho de maneira autodidata. Softwares como o Audacity são ótimas ferramentas para reduzir ruídos e inserir trilhas sonoras em seus programas.

Quer um desafio maior? Então utilize o Adobe Audition, plataforma mais complexa que oferece múltiplas possibilidades de edição.

Passo 5 – escolher uma plataforma de hospedagem

Abordando uma demanda ainda mais técnica, é preciso escolher uma plataforma para hospedar o seu podcast, afinal, é por meio dessa ação que você poderá manter os arquivos salvos na internet, e também será capaz de distribuir os episódios pelas mais diferentes plataformas.

Para encontrar a opção ideal para você, faça uma pesquisa detalhada. É possível optar por alternativas gratuitas, mas básicas, ou plataformas pagas, com mais recursos.

É hora de trabalhar na divulgação

Seguindo todos esses passos, você terá em mãos um podcast pronto para ser publicado. A partir de agora, basta trabalhar para deixá-lo mais adaptado para o contexto do seu e-commerce.

Primeiramente, crie thumbnails com referências a identidade visual da sua empresa, dessa forma, seus clientes poderão criar uma conexão mais direta entre o conteúdo e a marca.

Além do mais, não deixe de trabalhar a divulgação com bastante cuidado. Você pode, por exemplo, disparar um e-mail marketing para anunciar um lançamento, e desenvolver uma newsletter para atualizar os ouvintes a cada novo episódio.

Busque inserir o programa na home da sua loja virtual. Dessa forma, você poderá atrair o público que, de alguma forma, já está interessado em seus serviços.

E se você quiser alcançar e nutrir ainda mais pessoas, não deixe de fazer uma consultoria gratuita com uma agência de marketing digital. Assim, você poderá investir em campanhas personalizadas que vão te ajudar a potencializar os resultados.

Conclusão

Trabalhar com uma mídia tão nova e cheia de possibilidades, pode parecer um desafio complicado. No entanto, seguindo as dicas que compartilhei neste artigo, você saberá como usar o podcast de maneira eficaz nas suas estratégias.

E se você gostou do conteúdo, não deixe de continuar acompanhando o portal para ficar por dentro das próximas atualizações!