Além dos resultados imediatos nas vendas, ter uma estratégia adequada para cada ocasião ajuda a marca a manter-se mais próxima dos seus clientes.
No caso do e-commerce, organizar-se com antecedência é fundamental, até para que a operação consiga aproveitar todos os recursos disponíveis no ambiente digital.
Na correria do dia a dia, muitas vezes os gestores deixam de usar, por exemplo, as ferramentas de promoção das plataformas de e-commerce — como os banners de loja ou mesmo as facilidades para envio de e-mails e de mensagens via comunicadores, como o WhatsApp.
Não fique parado esperando o cliente na loja!
Diante de um cenário cada vez mais competitivo para as lojas virtuais (o número de concorrentes cresceu bastante em 2020, com o aumento da relevância das compras online), é imprescindível ter um bom planejamento para que a força de vendas possa ser mais ativa.
A preocupação em investir num processo de vendas mais consultivo não é uma novidade. Porém, é importante que as empresas intensifiquem suas iniciativas nessa frente, até para otimizar seus recursos.
No decorrer de 2020, com o fechamento e as restrições impostas as lojas físicas, ficou muito clara essa necessidade de integração entre todos os canais de venda.
Neste período, as operações que atuavam com o conceito omnichannel conseguiram “virar a chave” com muito mais agilidade, evitando quedas mais acentuadas no faturamento.
Pensando nas estratégias para as datas comemorativas, a proposta é justamente ter ações que permitam ativar os canais, ampliando as chances de negócio.
Definitivamente, ficou no passado a ideia de que existe concorrência entre as diferenças plataformas. O que está em jogo é a conveniência do cliente: como ele prefere interagir e comprar da marca?
Estratégias que funcionam para as datas comemorativas
Definida a importância da integração entre os canais, apresentarei o que pode ser feito para elevar as vendas nas datas comemorativas.
Planejamento
Antecipar-se às oportunidades. É dessa forma que devemos pensar no planejamento, uma vez que sem organizar o fluxo de trabalho é muito difícil alcançar bons resultados.
No varejo, além da necessidade de fazer uma gestão de estoque mais eficiente, a preparação prévia para as datas comemorativas é fundamental para a comunicação.
A automatização dos processos tem ajudado bastante as lojas, mas para funcionar as campanhas devem ser planejadas, até para que se aproveite os recursos disponíveis no ambiente digital.
Monitoramento
Não faz sentido que as lojas virtuais ignorem o alto volume de informações que dispõem para desenvolver suas iniciativas.
Essa é uma das vantagens do digital: é possível monitorar, praticamente em tempo real, o desempenho das vendas e dos esforços da área de marketing.
Definir os indicadores de desempenho que serão usados nas datas comemorativas é um dos pontos centrais do planejamento. Eles vão servir não apenas para orientar as ações, como determinar os ajustes necessários na estratégia.
Pensando no longo prazo, essas informações também são importantes para que a equipe consiga tornar suas abordagens cada vez mais assertivas.
Comunicação integrada
Não são apenas os canais de vendas que precisam estar integrados. É essencial que a comunicação siga na mesma linha.
No e-commerce, isso significa preparar adequadamente o ambiente de navegação da loja. Assim, se o cliente foi impactado por uma campanha nas redes sociais ou no WhatsApp, deve encontrar ações específicas também na hora da compra.
Datas importantes para o calendário do e-commerce em 2021
Reuni a seguir datas importantes para o e-commerce em 2021. Mas vale a pena também verificar, dentro do seu nicho de negócio, se não há nada específico que possa ser usado como “gancho” para ações de ativação.
1º. Trimestre:
1 de janeiro – Réveillon / 7 de janeiro – Dia do Leitor / 25 de janeiro – Aniversário de São Paulo
3 de fevereiro – Volta às aulas / 16 de fevereiro – Carnaval
8 de março – Dia da Mulher / 15 de março – Dia Mundial do Consumidor / 20 de março – Outono
2º. Trimestre
1 de abril – Dia da Mentira / 2 de abril – Sexta-feira Santa / 4 de abril – Páscoa / 21 de abril – Tiradentes / 23 de abril – Dia do livro
1º. de maio – Dia do Trabalho / 10 de maio – Dia das Mães / 13 de maio – Dia do Automóvel / 25 de maio – Dia do Orgulho Nerd
03 de junho – Corpus Christi / 12 de junho – Dia dos Namorados / 20 de junho – Dia da Revendedora / 21 de junho – Inverno
3º. Trimestre
13 de julho – Dia do Rock / 19 de julho – Dia do Futebol / 28 de julho – Dia do Lingerie / 30 de julho – Dia Internacional da Amizade
8 de agosto – Dia dos Pais / 15 de agosto – Dia da Informática
6 de setembro – Dia do Sexo / 7 de setembro – Feriado da Independência / 15 de setembro – Dia do Cliente / 22 de setembro – Primavera
4º. Trimestre
12 de outubro – Dia das Crianças / 15 de outubro – Dia do Professor / 29 de outubro – Dia Nacional do Livro / 31 de outubro – Halloween
2 de novembro – Finados / 15 de novembro – Proclamação da República / 26 de novembro – Black Friday / 29 de novembro – Cyber Monday
25 de dezembro – Natal / 26 de novembro – Boxing Day