O consumidor contemporâneo não percebe os canais digitais da mesma forma que no passado: ele costuma migrar de um espaço para o próximo como parte de seu processo de compra – e sequer separa as experiências online e offline.
Quando sua preocupação é garantir a melhor experiência ao seu cliente, nenhuma iniciativa estará completa sem uma presença online marcante. Não basta criar uma loja online ou aplicativo e esperar que seu público venha até você. É necessário desenvolver uma experiência digital que seja envolvente, fácil e instigante para sua audiência.
É importante atender aos desejos e às expectativas de seu cliente, mas é essencial criar boas experiências ao longo de todas as etapas e interações ao longo do processo de venda. Assim, será possível envolvê-lo com sensações positivas que devem garantir duas importantes iniciativas: seu retorno e a indicação para outras pessoas.
Estas são as bases que fundamentam a Digital Customer Experience, ou experiência do cliente digital: agregar estratégias eficientes para que as experiências de seu público sejam cada vez melhores. Acompanhe o conteúdo a seguir para conhecer os potenciais dessa prática e como ela pode ampliar suas vendas!
O que é Digital Customer Experience?
A experiência do cliente digital é um aspecto da jornada de compra desenvolvido a partir de plataformas online – sejam sites, aplicativos móveis, redes sociais e outros dispositivos – e que oferecem interações mediadas digitalmente.
Basicamente, é a experiência que seu cliente desenvolve a partir das interações dele com sua loja, aplicativo e demais redes online, que podem ser negativas ou positivas, de acordo com uma série de fatores que você deve prever para tornar essa experiência a mais favorável possível.
Para isso, é necessário compreender suas escolhas em ambiente digital e como elas afetam a percepção do seu cliente, uma vez que sua experiência será efetiva não apenas para sua compra, mas para que ele retorne e até mesmo indique sua marca.
Para que serve a experiência do cliente?
Para crescer digitalmente e ampliar as experiências de seu cliente, é necessário criar e oferecer iniciativas que ressoem em todos os seus canais digitais a partir de uma comunicação integrada.
É essencial garantir que, em qualquer ambiente online onde seu cliente o encontre, ele terá uma experiência que demonstre sua presença de forma reconhecível e consistente, para que sua jornada seja segura e positiva, e não acabe antes da finalização de sua compra.
Um atendimento rápido sempre dever ser prioridade, o que deve ser praticado também em sua loja online. Cliente bem atendido não apenas retorna, como também indica! Assim, você terá êxito em uma série de diferentes vantagens:
Quais são as estratégias ideais para garantir a melhor experiência do cliente?
Existem recomendações muito assertivas para aumentar o faturamento de seu e-commerce, e você pode colocá-las em prática sempre considerando a experiência de seu cliente. Assim, é importante considerar três componentes fundamentais para validar essa experiência:
Da mesma forma, algumas práticas simples são ideais para melhorar as experiências de seus clientes: