Você sabe o que é inteligência de dados? Ou como utilizar dados para transformar o seu negócio? Pois é sobre isso que vamos conversar hoje.
O mundo está conectado e isso não dá mais para negar. Cada vez mais, empresas se digitalizam, pessoas apostam no mundo online e até as coisas estão conectadas! A transformação digital, que se consolidou em 2020, está presente na vida das pessoas e na maioria dos setores empresariais.
O que isso significa na prática? Que a quantidade de dados gerados na internet cresce a cada dia! Segundo um relatório do International Data Corporation (IDC), a produção de dados dobra a cada dois anos — número esse que deve ser atualizado pós-pandemia. Ou seja, o tempo todo estamos gerando dados e compartilhando informações valiosas, seja online ou offline.
Você deve estar se perguntando: “mas como captar e utilizar os dados dos clientes para otimizar o meu negócio?”. No Brasil, essa tendência está a todo vapor e pretende mudar a forma como gerimos informações e empresas. A inteligência de dados é uma fonte valiosa para tomada de decisões estratégicas.
O que é inteligência de dados?
A inteligência de dados, ou data intelligence, é o processo de organizar informações e integrá-las a sistemas inteligentes, que analisam e interpretam os dados obtidos. Ou seja: é uma fonte rica de informação para qualquer empresa, afinal, quando você tem dados, consegue tomar decisões mais assertivas e se posicionar com embasamento técnico.
Inteligência de mercado
A inteligência de mercado é um desdobramento da inteligência de dados. Isso porque você coleta, organiza e interpreta as informações através da inteligência de dados e emprega essas informações na inteligência de mercado para entender como a sua empresa está posicionada mercadologicamente e como os dados contribuem para melhorar a gestão do seu negócio.
Na inteligência de mercado, focamos nos dados dos usuários com o intuito de analisar o comportamento do público e compreender quais ações podem ser tomadas para otimizar a experiência dele com a empresa.
Business Intelligence (BI)
BI ou Business Intelligence é complementar à inteligência de dados e atua coletando, organizando, interpretando e compartilhando as informações com a gestão do negócio. Nos últimos anos, o setor de BI passou a ser mais conhecido e até utilizado pelas agências de publicidade para compreender melhor os públicos-alvos das campanhas e otimizar as estratégias a partir da base de dados.
O business intelligence é considerado, inclusive, uma das profissões do futuro, estando em crescimento constante e sendo cada vez mais percebida, o que garante um bom espaço para quem deseja se arriscar pelo universo dos dados.
Por que apostar na inteligência de dados?
Primeiro porque a sua empresa se tornará mais analítica e consistente nas decisões. Quando você trabalha com inteligência de dados, todas as ações são coordenadas e embasadas nas informações — e aqui estamos falando não apenas do setor de marketing, mas também de todos os setores que crescem com esse trabalho estruturado.
O marketing consegue otimizar o alcance das campanhas, o comercial tem mais informações para se relacionar com o cliente, produto entende melhor as dores do seu público e onde alocar recursos e desenvolvimento, assim como as demais áreas também são impactadas por esse novo modelo de trabalho mais técnico e assertivo.
Uma boa análise de inteligência de dados também otimiza a experiência do usuário com a marca. Por exemplo: é com base no uso destas informações que um usuário recebe uma comunicação adequada ao seu momento na jornada de compra, na hora certa e através do canal com o qual tem mais afinidade, seja ele e-mail, rede social, sms…
Com a inteligência de dados, as estratégias tornam-se mais segmentadas, personalizadas e, consequentemente, têm mais chances de conversão, pois foram criadas a partir dos interesses dos próprios usuários.
Como a inteligência de dados pode ajudar sua empresa?
Ainda com dúvidas se vale a pena investir na implementação da inteligência de dados? Confira alguns benefícios que o data intelligence trará a sua marca:
Ter mais inovações
Se você acompanha o comportamento do seu consumidor, consegue observar as mudanças ao longo do tempo, prever tendências e antecipar os riscos. Trabalhando com a análise de dados, você tem acesso a uma fonte inesgotável de informações. Assim é possível agir de maneira rápida e orquestrada, otimizando constantemente a experiência do seu usuário. Você também cria um fluxo de inovação frequente e coerente com as necessidades dos seus consumidores.
O melhor desempenho
Quando a jornada do negócio é baseada em dados, você consegue tomar decisões estratégicas com mais segurança e rapidez.
Mas não é só o desempenho da empresa que melhora. O do time também! A partir do momento que você começa a trabalhar com dados, colocando em prática uma inteligência de mercado e acompanhando constantemente com o seu time de BI, as equipes se tornam mais analíticas. Afinal, se existe uma inteligência de dados disponível para direcionar as estratégias e tomadas de decisão, é hora de se integrar a essas análises e entender como cada área pode se beneficiar dessa fonte valiosa.
Ser ainda mais estratégico
Utilizando a inteligência de dados, as suas estratégias serão baseadas em evidências. Logo, tudo que será desenvolvido terá como “pano de fundo” e base as informações mais ricas sobre o mercado e sobre os seus usuários. O comportamento do seu público ajudará a estruturar ações muito mais segmentadas, personalizadas e assertivas.
Inteligência de dados e estratégias omnichannel: qual a relação?
A inteligência de dados é ferramenta fundamental para as estratégias omnichannel. É através dos dados que as empresas conseguem integrar a sua comunicação e se posicionar de forma mais orgânica e consistente para o usuário.
Com a data intelligence isso é mais simples, afinal, você coletou, armazenou e interpretou diversos dados e agora é hora de utilizá-los para alcançar seu consumidor onde quer que ele esteja — no site, no app, na loja física — e oferecer uma experiência de excelência.
Lembre-se: com a evolução no comportamento do consumidor, a inteligência de dados se torna indispensável para o sucesso das empresas. Ela permite que o seu negócio seja mais analítico, inteligente, consistente e eficiente. É através da inteligência de dados que sua marca compreenderá o comportamento do cliente e será capaz de direcionar as comunicações para cada consumidor, tornando a experiência agradável, natural e personalizada, e impactando diretamente nas vendas e resultados.
Quer saber mais sobre como otimizar a experiência do usuário no seu negócio? No nosso blog você encontra conteúdos desenvolvidos especialmente para você criar e aperfeiçoar suas estratégias, tudo ao alcance de um click. Boa leitura!