Todo dia somos impactados por dezenas, se não centenas, de campanhas de emails marketing. Com esse volume tão grande de campanhas, muitas vezes faltam conteúdos, promoções e ofertas boas o suficiente para gerar interesse e interação (clique).
Uma das táticas para aumentar a taxa de cliques no email marketing é a inserção de vídeo na peça. Parece simples, porém existe uma série de questões técnicas para analisar antes de executar esse tipo de campanha.
Primeiro ponto é que uma parte dos provedores de email não aceita vídeos nas peças de email marketing. Nesses casos é necessário ter uma versão em Gif animado ou imagem estática, que aparecerá no local em que o vídeo apareceria.
De qualquer forma, mesmo sem o vídeo rodar dentro do próprio provedor de email, ele gera uma curiosidade e taxa de interação bem interessante.
A imagem abaixo demonstra os principais provedores de email e qual nível de aceitação de vídeos eles possuem:
ALGUMAS ESTATÍSTICAS BEM INTERESSANTES SOBRE A APLICAÇÃO DE VIDEOS EM EMAIL MARKETING:
– Segundo a empresa Vidyard, emails sem videos possuem uma taxa de cliques média de 6,7%, enquanto que campanhas com vídeo chegam a 10,3% (aumento de 54%);
– Apenas colocando a palavra “video” no assunto do email, a taxa de clique tem um aumento entre 7%-13% –Experian’s 2012 Digital Marketer Benchmark and Trend Report;
– No estudo da Get Response com 800.000 destinatários, aqueles que receberam campanhas com vídeos tiveram uma média de 5,6% de abertura e 96,38% de taxa de cliques maior que os emails sem vídeos.
Caso decida utilizar vídeos em suas próximas campanhas, considere as seguintes dicas:
1 – utilize o assunto do email para divulgar que possui um vídeo na campanha
2 – utilize uma imagem de “Play” na imagem estática para os provedores que não suportam vídeo (deve direcionar para a url do vídeo, seja no youtube ou em algum outro ambiente)
3 – os vídeos não devem ultrapassar 2 minutos (é o tempo estimado que os usuários aceitam para um vídeo)
4 – os gifs animados devem ter no máximo entre 30 a 45 segundos
5 – garantam que a banda necessária para visualizar o vídeo não seja alta, pois poderá ter uma perda de performance
Alguns exemplos de emails com vídeos:
http://www.videoemail.com/examples/disney/
http://www.videoemail.com/examples/victorias-secret/
Agora é planejar as ações, executar e medir o resultado. Boa sorte!