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Selo Black Friday pode otimizar sua visão do e-commerce

Por: Dyessica Abadi

Jornalista na WebGlobal

Jornalista Especialista em Conteúdo e Análise de Dados na WebGlobal. Crio conteúdo com base em dados para ajudar você a tomar decisões inteligentes para sua marca ou e-commerce. Premiada no 1º Prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação (2021).

Já imaginou identificar, de forma rápida e simples, todos os produtos que compõem o portfólio da campanha Black Friday dos principais marketplaces em um único lugar? Sim, é possível através da combinação de inteligência de mercado com tecnologias que capturam uma grande quantidade de dados do e-commerce. Esse monitoramento contínuo pode trazer muitas vantagens para o seu negócio durante períodos de alta competitividade.

Produtos que possuem o chamado selo Black Friday são selecionados pelos marketplaces para compor seu mix de produtos para o evento. Pode incluir itens que atraem tráfego para as páginas ou até mesmo produtos que precisam liberar espaço no estoque, tudo depende da estratégia que o lojista escolhe para a data. A seguir, você entende como funciona essa segmentação e descobre os principais benefícios de monitorar parceiros e concorrência.

O que é o selo Black Friday e por que ele é importante?

O selo Black Friday é uma forma rápida de identificação de ofertas da Black Friday através de sistemas de inteligência de mercado, como o WebPrice. A partir do monitoramento por categoria, que oferece uma visão ampla e automatizada sobre as categorias de produtos que estão (ou não) em promoção, é possível identificar os SKUs participantes da Black Friday e quais marketplaces o incluíram (ou não) na campanha promocional.

Esse monitoramento amplo e automático traz percepções importantes sobre o comportamento de parceiros e concorrentes. Saber quais SKUs estão incluídos na campanha promocional, identificar preços praticados pelos canais de venda e concorrentes, acompanhar ajustes de preços e disponibilidade de ofertas de forma contínua e entender a estratégia de mix de produtos são alguns dos diferenciais que podem colocar sua empresa à frente no evento mais competitivo do ano para o comércio digital.

Isso pode ser relevante tanto para empresas que participam da Black Friday e precisam otimizar suas campanhas, quanto para aquelas que não participam e precisam monitorar seus produtos e as estratégias da concorrência. A principal vantagem do monitoramento por categoria, que ajuda a identificar todas as ofertas com selo Black Friday, é que ele é feito de forma automática, sem a necessidade de um monitoramento manual. Assim, é possível ganhar mais agilidade para ações e decisões durante o período.

3 benefícios para transformar sua estratégia

Monitoramento de produtos incluídos em campanhas promocionais

Quando uma loja ou marketplace inclui um SKU em sua campanha de Black Friday, é possível identificar isso de forma rápida e automática por meio de diferenciação visual e filtros inteligentes.

Isso permite acompanhar a movimentação dos parceiros e concorrentes de forma otimizada, identificando rapidamente quais produtos estão sendo promovidos e os preços praticados.
Por exemplo, se você é uma marca que define uma política de preço sugerido para determinados SKUs, pode acompanhar se os canais de venda com ofertas disponíveis para esse produto estão respeitando suas recomendações, além de identificar os preços praticados pelo mercado.

Também pode monitorar como os lojistas estão trabalhando com produtos similares ou substitutos durante o evento, além de identificar o percentual de produtos que compõem o portfólio de concorrentes e que fazem parte das campanhas promocionais de Black Friday nos canais de venda.

Já se você tem uma loja no e-commerce, pode ajustar preços, mix de produtos e campanhas promocionais para competir com seus concorrentes de forma rápida e otimizada. Para o varejo, o monitoramento de mercado tem a grande vantagem de otimizar o tempo de resposta, benefício que traz muita vantagem competitiva para os players.

Outra grande vantagem é monitorar o ciclo de vida das promoções e como elas evoluem ao longo da campanha. Por exemplo, detectar quando os preços atingem níveis insustentáveis, ou então quando uma oferta fica indisponível no seu concorrente, permite que você reposicione suas ofertas de forma competitiva.

Mapeamento de lojas que participam da Black Friday

Entender quais varejistas e quantas ofertas ativas eles têm durante a Black Friday ajuda a traçar estratégias mais assertivas para gerar competitividade. Isso pode incluir, por exemplo, identificar os principais produtos e as principais marcas que os canais de venda estão incluindo nas campanhas promocionais de Black Friday.
Também é possível mapear lojas que não estão cumprindo com acordos comerciais para o evento, ou até mesmo fazendo queima de estoque para determinados itens durante a Black Friday. Isso evita a canibalização de preços e até mesmo a queima de percepção de valor da marca para o consumidor.

Análise de mix de produtos promocionais

A análise do mix de produtos promocionais na Black Friday vai além de simplesmente identificar quais SKUs estão em campanha. Ela permite que marcas e lojistas compreendam tendências, posicionamentos e práticas da concorrência para ajustar suas próprias estratégias.

Por exemplo, é possível identificar produtos de alta demanda, mas com poucas opções disponíveis na campanha Black Friday, o que acontece normalmente com marcas que dominam nichos ou têm apelo significativo, mesmo com menor volume de ofertas.

Para as indústrias, evitar danos ao portfólio ajuda a proteger seu posicionamento de marca, identificando se os lojistas estão respeitando o preço sugerido e a política comercial acordada.

Também é possível mapear produtos com distribuição exclusiva ou segmentos distintos, como PDV e e-commerce, podem ser rastreados para evitar revendas não autorizadas, contrabando ou práticas que ferem acordos comerciais.

Otimize seu desempenho e garanta melhores resultados para o ano todo

Embora a Black Friday seja o evento mais competitivo do e-commerce, o monitoramento de mercado é uma prática fundamental para empresas que desejam se manter relevantes e bem posicionadas durante o ano todo. O monitoramento de preços e canais de venda, bem como a análise de mix de produtos, são estratégias que transcendem a sazonalidade e oferecem benefícios contínuos para qualquer negócio com atuação no digital.

A abordagem orientada por dados traz maior agilidade para responder às mudanças do mercado e, consequentemente, melhores resultados financeiros. Acesse webprice.com.br e descubra como manter margens saudáveis e construir uma estratégia sólida de longo prazo para o seu negócio.