Na primeira apresentação do Buzz Summit 2024, s/egunda edição do evento, Bruno Braga, diretor de Novos Negócios e Marketing na Buzzmonitor, abordou as transformações no setor de inteligência artificial (IA) ao longo do último ano.
Ele destacou que a competição agora se dá entre profissionais que utilizam IA e aqueles que não a utilizam, enfatizando a desmistificação da aplicação dessa tecnologia.
Braga também mencionou o papel do Google na democratização do acesso ao conhecimento, no avanço das descobertas científicas e na prevenção de desastres climáticos.
Além disso, ele citou modelos de linguagem influentes, como ChatGPT, Copilot, Gemini e Meta AI, que estão moldando o futuro da tecnologia.
Dados, IA e o mercado
Eder Berenguer, líder de Vendas, Análise de Dados e IA no Google, apresentou dados sobre o mercado global de IA. Segundo dados do Google Cloud, trazidos por ele, este setor deve alcançar o valor de US$ 184 bilhões em 2024. Ele projetou que esse valor crescerá para US$ 826,76 bilhões até 2030.
Além disso, Berenguer destacou cinco tendências principais para a IA:
- Implementação da entrega pela IA generativa;
- Fusão dos papéis de dados e IA, onde a conjunção será importante para as plataformas;
- Necessidade de uma governança forte de dados para reduzir "alucinações" no tratamento das informações;
- Integração de dados operacionais com aplicações corporativas;
- Rápida modernização das plataformas de dados até 2025.
IA Generativa em martech
De acordo com Rande Rodrigues, arquiteto de Soluções na Microsoft, discutiu o impacto da IA generativa no marketing tecnológico (martech). Ele mencionou a utilização da IA como assistente virtual para tarefas rotineiras, promovendo uma personalização extrema e automação inteligente.
Rodrigues destacou que essa tecnologia permite uma previsão e análise preditiva mais eficazes, atendendo às necessidades individuais dos consumidores por meio da hiperpersonalização.
A otimização das campanhas de marketing com o uso da IA promete transformar o conteúdo e melhorar a eficácia das estratégias publicitárias.