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Cada vez mais criterioso, consumidor brasileiro pesquisa quase 50 vezes até decidir compra

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

A jornada de compra dos consumidores brasileiros para a Black Friday está cada vez mais extensa, com dados da Microsoft revelando que 55% das conversões de novembro no varejo digital começam em buscas realizadas em outubro. O levantamento da plataforma de Advertising da Microsoft reforça a importância de as marcas se anteciparem na comunicação e nos descontos para capturar a atenção dos compradores durante o período promocional.

Homem negro mexendo no celular com aba de busca do lado
(Imagem: Freepik)

Consumidores levam mais de um mês para decidir

De acordo com o estudo, a média do tempo de conclusão de compra no Brasil é de 35 dias, com cada consumidor realizando, em média, 49 pesquisas antes de fechar uma compra. Para José Melchert, diretor de Ads da Microsoft Brasil, essa antecipação é uma estratégia dos consumidores em busca de ofertas pré-Black Friday. Segundo ele, campanhas iniciadas antes da data também capturam o interesse por novos produtos e não apenas pelos itens pesquisados.

Publicidade diversificada eleva ticket médio e conversão

Além disso, campanhas publicitárias em múltiplas plataformas resultam em um aumento de 6% a 13% no ticket médio das compras, demonstrando que uma estratégia ‘full funnel’ — que cobre todas as etapas, desde a conscientização do produto até a compra — é mais eficaz para conversão. Melchert afirma que essa abordagem de marketing amplia significativamente os resultados, com marcas que combinam diferentes tipos de anúncios obtendo até 9 vezes mais conversões do que campanhas focadas apenas em anúncios de busca.