Criado na China, o Dia dos Solteiros já se transformou na maior data de descontos do país. O 11/11 foi escolhido pela forma que é escrito, com vários números 1 em sequência, simbolizando o “single”. A “Black Friday chinesa” começou em 2009 com o Alibaba, para criar um dia de promoções em que as pessoas poderiam fazer compras juntas. A data se transformou em um sucesso, marcando calendário de compras ao redor do mundo. No ano passado, as vendas nas principais plataformas de e-commerce alcançaram 1,14 trilhão de iuanes, segundo dados do provedor Syntun.
Este ano, o Alibaba Group, a maior empresa de comércio eletrônico do país, anunciou que teve crescimento “robusto” nas vendas e um “número recorde” de compradores durante o Dia dos Solteiros deste ano, um evento que se estendeu por uma semana e terminou à meia-noite de segunda-feira.
Embora a empresa não tenha divulgado a receita total de vendas, informou que 45 marcas, incluindo Apple, Haier, Midea e Xiaomi, superaram 1 bilhão de iuanes (US$ 138,62 milhões) em valor bruto de comercialização (GMV).
A JD.com, segunda maior plataforma de comércio eletrônico da China, também não divulgou dados sobre suas vendas, mas relatou um aumento superior a 20% no número de compradores em comparação ao ano anterior. As informações são da Reuters.
O Dia dos Solteiros começou como um evento de compras online de 24 horas em 11 de novembro e se transformou em semanas de promoções em diversas plataformas e lojas físicas. A edição deste ano começou em 14 de outubro e é a mais longa já realizada.
Previsões e produtos com maior procura
As expectativas para o crescimento das vendas foram moderadas, refletindo a baixa confiança do consumidor na economia chinesa devido a uma crise imobiliária prolongada e desaceleração econômica. Uma pesquisa da Bain & Company revelou que cerca de três quartos dos entrevistados planejavam gastar a mesma quantia ou menos nas promoções do Dia dos Solteiros em 2024.
As plataformas chinesas têm sido mais discretas nos últimos anos e não divulgam os números totais de GMV desde 2022. Este ano, os eletrodomésticos tiveram um desempenho melhor, impulsionados por um subsídio nacional de troca de 150 bilhões de iuanes anunciado em julho. A JD.com reportou um aumento de 200% nas transações em 519 categorias de produtos para o lar.
Outro setor que apresentou crescimento foi o de brinquedos colecionáveis e hobbies, com marcas como MiHoYo e Pop Mart superando 100 milhões de iuanes em GMV. Shan Yin, uma estudante de 23 anos, comprou produtos relacionados a jogos e animes totalizando 3.200 iuanes. “Cosplay e comprar esses produtos são maneiras de regular minhas emoções”, afirmou.