Dados do Índice Cielo do Varjeo Ampliado (ICVA) para os primeiros 20 dias de novembro mostram um bom desempenho do e-commerce no pré-Black Friday. De acordo com o levantamento, as vendas neste período aumentaram 14,2% na comparação 2023.
O desempenho das vendas presenciais também é animador, com crescimento mais tímido de 3,2%. No geral, o faturamento total do varejo teve alta de 4,9%.
“Houve desempenho positivo nas três primeiras semanas de novembro, principalmente no e-commerce. Uma das hipóteses é de que os consumidores anteciparam as compras entendendo que os lojistas anteciparam as promoções da Black Friday”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
Segmentos e regiões
Nesta parte de novembro, o segmento que mais se destacou foi drogarias e farmácias, com crescimento de 11,2%. Em seguida, ficam óticas e joalherias (8,5%), turismo e transporte (8%), Recreação e Lazer (6,8%), Supermercados e Hipermercados (6,2%) e Vestuário (4,5%). O setor de Móveis, Eletro e Depto retraiu 0,6% no faturamento.
Considerando apenas as vendas presenciais, todas as regiões brasileiras registraram alta no faturamento:
- Sul - 6,1%;
- Norte - 4,4%;
- Nordeste - 3,1%;
- Sudeste - 2,5%;
- Centro-Oeste - 2%.
Já entre os estados brasileiros, os destaques positivos foram:
- Rio Grande do Sul - 8,7%;
- Santa Catarina - 8,4%;
- Rondônia - 7,6%;
- Rio Grande do Norte - 6,5%;
- Rio de Janeiro - 5%.
Em São Paulo, de acordo com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDL-SP), a expectativa é que a Black Friday movimente R$ 291 milhões. O crescimento, neste caso, seria de 5% em relação a edição de 2023.