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E-commerce mostra aquecimento na pré-Black Friday, aponta Cielo

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Dados do Índice Cielo do Varjeo Ampliado (ICVA) para os primeiros 20 dias de novembro mostram um bom desempenho do e-commerce no pré-Black Friday. De acordo com o levantamento, as vendas neste período aumentaram 14,2% na comparação 2023.

O desempenho das vendas presenciais também é animador, com crescimento mais tímido de 3,2%. No geral, o faturamento total do varejo teve alta de 4,9%.

“Houve desempenho positivo nas três primeiras semanas de novembro, principalmente no e-commerce. Uma das hipóteses é de que os consumidores anteciparam as compras entendendo que os lojistas anteciparam as promoções da Black Friday”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

Segmentos e regiões

Nesta parte de novembro, o segmento que mais se destacou foi drogarias e farmácias, com crescimento de 11,2%. Em seguida, ficam óticas e joalherias (8,5%), turismo e transporte (8%), Recreação e Lazer (6,8%), Supermercados e Hipermercados (6,2%) e Vestuário (4,5%). O setor de Móveis, Eletro e Depto retraiu 0,6% no faturamento.

Considerando apenas as vendas presenciais, todas as regiões brasileiras registraram alta no faturamento:

  • Sul - 6,1%;
  • Norte - 4,4%;
  • Nordeste - 3,1%;
  • Sudeste - 2,5%;
  • Centro-Oeste - 2%.

Já entre os estados brasileiros, os destaques positivos foram:

  • Rio Grande do Sul - 8,7%;
  • Santa Catarina - 8,4%;
  • Rondônia - 7,6%;
  • Rio Grande do Norte - 6,5%;
  • Rio de Janeiro - 5%.

Em São Paulo, de acordo com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDL-SP), a expectativa é que a Black Friday movimente R$ 291 milhões. O crescimento, neste caso, seria de 5% em relação a edição de 2023.